Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Autocarros 100% elétricos dos SMTUC evitam 510 toneladas de CO2 num ano

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 22-06-2020

Os novos 10 autocarros 100% elétricos que reforçaram a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) entraram em funcionamento a 20 de junho de 2019, depois de um investimento superior a quatro milhões de euros, financiado em cerca de 53% pelos cofres da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o restante pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).

PUBLICIDADE

O presidente da autarquia, Manuel Machado, anunciou na reunião do executivo municipal que está em curso que, depois de um ano de operação, estas viaturas elétricas evitaram a libertação de cerca de 510 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 440 mil quilómetros de estrada e geraram uma economia de cerca de 140 toneladas equivalentes de petróleo.

PUBLICIDADE

publicidade

A 20 de junho de 2019, a CM Coimbra apresentava 10 novos autocarros 100% elétricos para reforçar e renovar a frota dos SMTUC, numa cerimónia no Parque Verde do Mondego, que contou com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes. Oito desses autocarros têm 12m de comprimento, a bateria é de lítio/fosfato de ferro, tem uma tensão de 512V e uma capacidade de 348kWh, sendo a lotação total superior a 80 pessoas. Os outros dois são miniautocarros, que foram preparados para percorrerem a Linha do Centro Histórico, têm 6m de comprimento, um motor com 125KW de potência e uma capacidade das baterias de 66kWh, sendo a lotação total de 19 pessoas.

Passado um ano de operação, estes novos veículos já percorreram cerca de 440 mil quilómetros, tendo gerado uma economia de cerca de 140 toneladas equivalentes de petróleo evitando assim a libertação de 510 toneladas de CO2 para a atmosfera. Mas os dados são ainda mais relevantes do ponto de vista ambiental se tivermos em conta, também, os troleicarros e o elevador do Mercado, que são outros exemplos da aposta da autarquia na mobilidade elétrica. Somando, foram percorridos cerca de 480 mil quilómetros em veículos elétricos no último ano, que na globalidade evitaram a emissão de quase 600 toneladas de gases carbónicos para a atmosfera, criando uma poupança energética de cerca de 160 toneladas equivalentes de petróleo.

PUBLICIDADE

A aquisição destes veículos com melhor desempenho ambiental é uma aposta da CM Coimbra que ainda no passado dia 12 de maio adjudicou cinco novos autocarros 100% elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, à empresa BYD Europe B.V., por 2,4 milhões de euros, e em fevereiro passado, adjudicou nove miniautocarros e respetivas baterias, pelo valor de 2,8 milhões de euros. Antes disso, nos últimos seis anos, a autarquia reforçou a frota com 52 viaturas: 36 autocarros (10 elétricos), 14 miniautocarros (2 elétricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros. O objetivo da autarquia é, pois, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.

Além da aquisição de veículos, a CM Coimbra está também a reforçar o serviço público de transportes urbanos através da expansão da rede e da contratação de motoristas. Ainda no passado mês de março, a autarquia abriu concurso para a admissão de 20 novos assistentes operacionais, com a função de motorista, e admitiu, no passado dia 6 de janeiro, 16 novos motoristas para os SMTUC. Ao todo, desde 2018, a autarquia já terá admitido 54 trabalhadores para a função de motorista de transportes coletivos de passageiros.  Em curso continuam trabalhos para fazer chegar em breve novas linhas a outras localidades do concelho.

Além disso, no passado mês de fevereiro, a autarquia aprovou a expansão e melhoria da rede dos SMTUC para a zona nordeste do concelho, com um reforço da oferta nas localidades de Cova do Ouro, Lordemão, Redonda e Serra da Rocha. Antes, em dezembro de 2020, entraram em funcionamento cinco novas linhas que a autarquia preparou para expandir a rede dos SMTUC, que chegam agora a várias localidades do concelho, nomeadamente Almalaguês, Antanhol, Assafarge, Ceira, Cernache, São Martinho do Bispo e Torres do Mondego. 

Recorde-se ainda que estes custos são suportados integralmente pela autarquia, sem receber quaisquer subsídios de apoio do Estado, ao contrário de Lisboa e o Porto, por exemplo, à exceção da aquisição de autocarros elétricos que é financiada por fundos comunitários.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com