Cidade

Autarquia de Coimbra reabilita Encosta da Sofia

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 18-09-2015

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na sua próxima reunião, a abertura de um concurso público, no valor de 469.190 euros (mais IVA), para execução, com um prazo de 300 dias, da empreitada “Encosta da Sofia – Requalificação da Rua Pedro Rocha, Rua e Travessa de Montarroio e Ladeira do Carmo”.

PUBLICIDADE

carmo

Inserida na zona de proteção da área classificada como Património Mundial da Humanidade, esta obra inclui o estabelecimento de uma ligação para veículos entre a Travessa de Montarroio e a Ladeira do Carmo. A empreitada visa melhorar os acessos pedonais, assim como a sua conjugação com a circulação rodoviária.

PUBLICIDADE

A requalificação das artérias contempladas incluirá a criação de uma faixa de granito para melhorar as condições de circulação dos peões, ladeada pela aplicação de calhau rolado (seixo); a remoção do asfalto para colocação de cubo de granito em zonas de circulação predominantemente rodoviária; o encaixe de lancis em granito; o reaproveitamento dos materiais existentes quando for possível, nomeadamente seixo; e a reformulação de infraestruturas subterrâneas de drenagem de águas pluviais, saneamento, abastecimento de água, eletricidade, telecomunicações, etc. Saliente-se que existiu aqui a preocupação de eliminar as infraestruturas aéreas.

Esta é a primeira fase de uma intervenção mais ampla. Na segunda fase, será criada uma ligação entre a Ladeira do Carmo e a Rua de Aveiro, utilizando parte do arruamento existente na encosta do Quartel da Graça. Nesta altura, decorrem contactos entre a CMC e a Venerável Ordem Terceira e com os responsáveis pelo Quartel da Graça que visam a cedência de áreas a utilizar. No seu conjunto, as duas fases deverão apresentar um custo estimado na ordem dos 800 mil euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE