Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autarcas da região de Coimbra “metem a conversa em dia” em Lisboa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 02-03-2018

Hoje, 1 de março, foi Dia da Região de Coimbra no Stand da Turismo de Centro na Bolsa de Turismo de Lisboa. 

PUBLICIDADE

surf btl

Ninguém quer assumir publicamente que este é um evento que serve essencialmente para os autarcas locais conversarem uns com os outros longe dos seus Paços do Concelho, mas é o que acaba por acontecer, o que leva a que alguns municípios tenham deixar de participar e uma boa parte esteja presente apenas para “cumprir calendário”

PUBLICIDADE

publicidade

O “invento” podia ser um grande evento, mas o programa das festas perde público a partir da segunda ou terceira apresentação, altura em que a maior parte da assistência se mostra interessa em sair do filme, deixando de prestar a atenção a quem está no palco, ficando os agentes locais “a falar para o boneco”.

Há  vários tipos de público nesta sessão vespertina, que podemos definir assim: Os que prestigiam com a sua presença e estão atentos durante as duas horas do evento. Os que vão para degustar o que comem todos os dias, mas como é na capital, é capaz de  saber melhor do que na província. Os que passam 120 minutos a “cortar na casaca” ou a actualizar o Facebook. Os que aproveitam para receber os vendedores que vieram de Coimbra a Lisboa para falar com os os eleitos locais. Para último ficam os primeiros, que são aqueles que “passam pelas” brasas entre o Mar e a Serra.

PUBLICIDADE

Com mais ou menos profissionalismo, 13 dos 19 municípios voltaram a mostrar aos vizinhos e aos jornais locais o que que vão promover em 2018, que muitas vezes é o que aconteceu nos últimos anos.

Na realidade, apesar do esforço da organização, sempre muito profissional, os edis comunicaram em circuito fechado dentro de um circulo pouco aberto a potenciais clientes, que, saliente-se, são pouco vistos nestas apresentações.

ndc

O programa da apresentação da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra no Stand da Turismo Centro de Portugal iniciou-se com as boas vindas pelo Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde.

Assim, foram apresentadas pelos diversos municípios algumas das iniciativas  como a  Expofacic, em Cantanhede, o Trail de Conímbriga Terras de Sicó, em Condeixa-a-Nova, o Centro de Estágios de Trail Running e BTT de Vila Nova, em Miranda do Corvo, o Penacova By Heart, em Penacova, e o Festival Gliding Barnacles, na Figueira da Foz.

No capítulo da Gastronomia, foi dada a conhecer a XXIX Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel, em Tábua, o Clube de Produtores, do CLDS 3G Arganil, bem como as receitas mais genuínas  da Chanfana, em Vila Nova de Poiares, com a colaboração da Câmara Municipal e da Confraria da Chanfana.

A Praia Fluvial da Ronqueira – Uma praia acessível, em Tábua, é um exemplo dos recursos turísticos no domínio do Património Natural apresentados na BTL

Na área do Património Cultural foram apresentados os roteiros temáticos enquadrados na Estratégia de Promoção do Património Mundial, pela Câmara Municipal de Coimbra, e da Mata do Bussaco – Património Mundial da UNESCO, pela Fundação Mata do Bussaco.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com