Autarca de Mira orgulhoso com realização da Taça dos Campeões Europeus de corta-mato

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-02-2018

Raul Almeida, autarca de Mira, disse que a Taça dos Campeões Europeus de corta-mato foi o culminar de quatro a cinco anos de trabalho, na construção da pista e nos contactos com a federação portuguesa e entidades internacionais.

PUBLICIDADE

raul almeida

“É com muito orgulho que nós, no fim da prova, ouvimos e levamos as palavras de incentivo e de parabéns do presidente da federação portuguesa e da federação europeia. E eu quero deixar aqui uma palavra de agradecimento à população de Mira em geral, todos se envolveram”, frisou o autarca.

PUBLICIDADE

Por seu lado, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, disse que a Taça dos Campeões Europeus “culminou, ao nível desportivo, com aquilo que se deseja sempre”, a vitória dos atletas portugueses e destacou “a organização extraordinária, num local extraordinário e um acolhimento também extraordinário” da Câmara Municipal de Mira.

scp

PUBLICIDADE

Vários atletas do Sporting, clube que hoje venceu a Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato, destacaram hoje a aposta do clube no atletismo, o apoio dos sócios e frisaram que o grande objetivo da época foi alcançado.

“Era este o grande objetivo da época de inverno e hoje provámos que o atletismo português está vivo e é uma questão de aposta”, disse aos jornalistas Licínio Pimentel, ‘capitão’ da equipa masculina do Sporting, vencedor do título europeu em Mira.

O atleta ‘leonino’ aproveitou para deixar um agradecimento “à direção do Sporting, porque investiu no atletismo e o atletismo está a dar frutos”.

Licínio Pimentel, que é natural do concelho de Mira, foi 11º na prova conquistada pelo seu colega de equipa, o queniano Davis Kiplangat. Pontuaram ainda Rui Pedro Silva (sexto) e Rui Teixeira (sétimo), com Bruno Albuquerque a ser 20.º.

O ‘capitão’ de equipa frisou que tentou manter-se junto do grupo da frente durante a corrida, mas, não logrando esse objetivo, resguardou-se “ao máximo, para não perder na parte final e deitar tudo a perder”.

scp 1

No setor feminino, numa prova conquistada individualmente pela polaca Katarzyna Rutkowska (Podlasie Bialystok), o Sporting garantiu o título europeu com Jessica Augusto em segundo lugar a um segundo da vencedora.

Sara Moreira acabou no quinto posto (a 12), Inês Monteiro no sétimo (a 17) e a bielorrussa Svetlana Kudzelich no oitavo (a 20 segundos).

“O objetivo era o coletivo, o objetivo era sermos campeões da Europa. Entrámos para a história do clube. Penso que todas se portaram bem, todas cumpriram o objetivo”, disse à agência Lusa Jessica Augusto, acrescentando: “Foi uma aposta grande do clube, apostou também em melhorar a equipa e daí também este titulo”.

Sobre a corrida, a campeã nacional em título de corta-mato (vitória alcançada em 2017, precisamente em Mira) disse que a equipa sportinguista sabia “que não podia facilitar” face às adversárias espanholas e turcas e que geriu a sua corrida levando em atenção a coesão da equipa do Sporting.

“Tentei não passar para a frente, porque senão o grupo ia-se separar ainda mais e tentei que voltasse a colar para irmos para a vitória. Gostava de ter ganhado hoje, claro, até porque era em Portugal e é sempre mais uma medalha para o currículo, mas o coletivo é o mais importante, quando se ganha uma medalha de prata também é bom “, frisou Jessica Augusto.

Já a ‘capitã’ de equipa sportinguista, Sara Moreira, destacou o “dia de sonho de uma equipa de sonho”.

“Estou emocionada. Senti-me bem, este era o grande objetivo da época desde o início, depois da aposta do clube nós tínhamos de retribuir”, declarou.

A atleta sportinguista frisou que a aposta do Sporting no atletismo “só foi possível graças aos sócios”, a quem dedicou a vitória.

“Não há muito mais a dizer, quando se ganha corre tudo bem. Estivemos todas muito concentradas, em equipa, corremos em bloco e acabou por ser excelente”, enfatizou Sara Moreira.

Resultados da Taça dos Campeões Europeus de corta-mato, prova realizada hoje, em Mira, Coimbra:

sporting

Seniores masculinos (10,335 km)

Individual

1. Davis Kiplangat (Sporting), 29.44 minutos

2. Isaac Kimeli (Olympic Essenbeek Halle), a 18 segundos

3. Ramazan Ozdemir (Istambul BBSK), a 30

6. Rui Pedro Silva (Sporting), a 46

7. Rui Teixeira (Sporting), a 48

11. Licínio Pimentel (Sporting), a 1.04

20. Bruno Albuquerque (Sporting), a 1.21

Coletivo

1. Sporting, Por, 25 pontos (1+6+7+11)

2. Olympic Essenbeek Halle, Bel, 40 (2+8+14+16)

3. Atletismo Bikila, Esp, 74 (4+22+23+25)

mira

Seniores femininos (6,26 km)

Individual

1. Katarzyna Rutkowska (Podlasie Bialystok), 20.07 minutos

2. Jessica Augusto (Sporting), a 01 segundos

3. Ancuta Bobocel (Bilbao Atletismo Santutxo), a 03

5. Sara Moreira (Sporting), a 12

7. Inês Monteiro (Sporting), a 17

8. Svetlana Kudzelich (Sporting), a 20

10. Sara Catarina Ribeiro (Sporting), a 24

12. Carla Salomé Rocha (Sporting), a 39

Coletivo

1. Sporting, Por, 22 pontos (2+5+7+8)

2. Bilbao Atletismo Santutxo, Esp, 31 (3+4+11+13)

3. Bursa Buyuksehir, Tur, 55 (6+9+16+24)

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE