Autarca diz que fogos não ameaçam povoações de Penacova

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-07-2017

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 13:00, no concelho de Penacova, está dominado, mas um segundo fogo originado pelo primeiro, pelas 18:00, continua ativo às 23:30, mas sem ameaçar povoações.

PUBLICIDADE

O fogo que teve início, às 12:59, em Paradela, na freguesia de Lorvão, concelho de Penacova (distrito de Coimbra), “está dominado, mas o outro [que deflagrou às 18:22], continua ativo e com alguma intensidade”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira.

As chamas deste segundo incêndio, na zona de São Mamede, igualmente na freguesia de Lorvão, não ameaçam povoações, adiantou o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

Embora as localidades de Foz do Caneiro e de São Mamede “corram algum risco, para já não há motivos para ainda se temer que isso venha a acontecer”, disse Humberto Oliveira.

O segundo incêndio surgiu junto à Estrada Nacional 110 (Coimbra-Penacova), entre Foz do Caneiro e São Mamede, progredindo para sul em direção a Coimbra, Penacova e para a Serra do Carvalho, no concelho de Vila Nova de Poiares.

PUBLICIDADE

De acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANMP) na internet, pelas 2:30, combatiam este fogo 500 operacionais, apoiados por 151 viaturas.

No incêndio considerado pela ANPC “em conclusão” (extinto, com pequenos focos de combustão dentro do seu perímetro), mantinham-se, às 00:30,  64 operacionais e 18 veículos.

Enquanto esta “situação de incêndios” se mantiver, os centros de saúde de Penacova e de Vila Nova de Poiares (também no distrito de Coimbra) estarão em funcionamento “durante 24 horas por dia”, disse à agência Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, José Tereso.

A medida, adotada hoje, manter-se-á “em vigor até que as circunstâncias exijam”, sublinhou o responsável.

O Centro de comando da Protecção Civil do distrito de Coimbra está instalado junto ao cemitério do Roxo, local onde se concentram dezenas de “mirones” que vão dando os seus palpites.

NDC constatou que vários bombeiros tiveram de recorrer a habitantes e estabelecimentos comerciais de São Mamede para “comer e beber alguma coisa”, repetindo-se aqui o que vai acontecendo por este nosso Portugal que prefere gastar dinheiro a alimentar interesses politico-partidários.

De acordo com o Comando Geral da GNR, a esta hora (2:00) encontra-se interdita a Estrada Nacional 110 (EN110), junto a Foz do Caneiro.

Ainda no concelho de Penacova, mantém-se cortada a Estrada Municipal 536 (EM536) na localidade de Paradela de Lorvão.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE