Coimbra

Autarca de Góis queixa-se dos prejuízos no turismo causados pela água turva do rio Ceira

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-07-2018

 A água turva no rio Ceira, que se verifica desde domingo, está a afetar gravemente o turismo no município de Góis, no interior do distrito de Coimbra, disse hoje à agência Lusa a presidente da Câmara, Lurdes Castanheira.

PUBLICIDADE

“É preciso perceber o que está a acontecer, pois a situação é muito estranha e está longe de melhorar”, salientou a autarca, que fala em prejuízos consideráveis na área do alojamento e restauração.

Segundo Lurdes Castanheira, a situação “está a afetar gravemente o turismo e os comerciantes estão desmotivados, com a grande maioria das reservas de alojamento a serem canceladas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Todas as praias fluviais de Góis, desde Colmeal, Cabreira, Pego Escuro, Peneda e Canaveias, que nesta altura do ano atraem centenas de pessoas estão afetadas pela água turva e castanha, que afasta os veraneantes e “descapitaliza a dinâmica económica”.

A presidente do município de Góis adiantou que já efetuou contactos com a secretaria de Estado do Ambiente para perceber o que se está a passar, dado que desde domingo não se registaram chuvas.

PUBLICIDADE

No domingo, acrescentou, uma forte chuvada provocou uma “pequena enxurrada” no rio, que obrigou à abertura dos açudes que retêm a água no verão e causou alguns prejuízos na praia fluvial situada na parte urbana da vila.

“Não existem indícios de melhoria na água e é preciso perceber o que está a causar esta situação”, frisou Lurdes Castanheira, que exige respostas e “ajuda” das entidades que tutelam os recursos hídricos.

Desde quarta-feira que o município de Góis iniciou uma captação no rio Sótão, no concelho de Góis, para abastecer as freguesias de Góis e Vila Nova do Ceira, através do transporte da água em cisternas para os reservatórios de abastecimento.

No município da Lousã, a situação também obrigou a Câmara a interromper na quarta-feira a captação de água para abastecimento da freguesia de Serpins, que foi retomada hoje parcialmente.

O presidente da autarquia, Luís Antunes, disse à agência Lusa que o abastecimento público está a ser normalizado com recurso à bombagem de água da captação do Ceira e a camiões-cisterna.

Devido ao estado da água, o município da Lousã cancelou o hastear das bandeiras azuis nas praias fluviais da Bogueira e Praia Fluvial da Senhora da Graça, que estava prevista para a tarde de quarta-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE