Coimbra

Autarca de Coimbra defende uma Baixa mais pedonável (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-02-2022

O presidente da Câmara de Coimbra reuniu, esta terça-feira, com comerciantes da Rua da Sofia, num encontro que “visou debater as problemáticas desta rua, na tentativa de resolver as mesmas, melhorando os aspetos mais negativos que se vivem nesta zona”, salienta Mauro Ventura, um dos organizadores da iniciativa.

PUBLICIDADE

José Manuel Silva quer “pedonalizar a Baixa da cidade o mais possível e criar motivos de atração”, mostrando-se empenhado em contribuir para resolver o problema de insegurança que se vive nesta zona, reconhecendo que “que há falta de agentes”.

Para o edil “é preciso um projeto integrado de videovigilância” e “são necessárias mais câmaras e uma melhor distribuição das mesmas”, garantindo que a autarquia “está disponivel para adquirir mais sistemas de videovigilância”.

PUBLICIDADE

O autarca reforça que a “Baixa é uma prioridade”, reforçando que é necessário “criar condições para a tornar mais atrativa”.

José Manuel Silva acrescenta “que a Baixa tem potencial para voltar a ser aquilo que já foi no passado um grande centro comercial a céu aberto com lojas e espaços comerciais seguros que correspondam e satisfaçam as pessoas de Coimbra e os turistas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante o encontro, as cerca de três dezenas de operadores presentes traçaram um cenário negro, apontando a insegurança, a falta de policiamento, o consumo de droga, a falta de estacionamento, de limpeza, de transportes públicos e de iluminação como os principais problemas.

“Faltam moradores” atirou um logista, acrescentando que é preciso “criar condições para as pessoas viver na Baixa de Coimbra, por exemplo com rendas mais acessíveis”, frisando que “a partir das 22:00 são os toxicodependentes que andam nas ruas”.

Já uma outra empresária reforça a falta de policiamento, “precisamos de mais agentes na rua”.

“O consumo de droga é uma má imagem para a cidade”, garante uma outra comerciante.

O projeto para a Rua da Sofia também foi abordado neste encontro, com José Manuel Silva a argumentar que “esta via ficará de um sentido único e com alargamento dos passeios”.

Foi ainda solicitada uma outra reunião entre o autarca, os comerciantes da Rua da Sofia e a APBC- Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, com José Manuel Silva a referir que está “sempre disponível para discutir estas questões”.

Veja o vídeo do Direto NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE