Aumento do roubo de grelhas das sarjetas preocupa Águas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 14-07-2017

A Empresa Municipal Águas de Coimbra(AC) verifica que o furto degrelhas de sumidouros (sarjetas) de águas pluviais tem vindo a aumentar. Só nos últimos seis meses, conforme dados apurados pela empresa, foram furtadas cerca de 150 grelhas, em várias zonas da cidade.

PUBLICIDADE

sarjeta
O desaparecimento de grelhas de sarjeta (e de outros materiais, como tampas de saneamento) não é um fenómeno novo e, já em anos anteriores, obrigou a que a AC denunciasse a situação às entidades competentes.
No entanto, desde janeiro de 2017 que o furto destas peças em ferro fundido se tem intensificado. O elevado número de grelhas a repor ultrapassou a capacidade de resposta da AC, que já recorreu a uma prestação de serviço para resolver todas as situações.

Além dos prejuízos causados, suscita preocupação o perigo que a ausência da grelha representa para as pessoas (e as crianças, em particular), automóveis e ciclistas. Muito embora a AC coloque de imediato um sinal de aviso de perigo na via pública, junto ao buraco, também esses sinais têm sido furtados rapidamente.

PUBLICIDADE

A situação foi detalhadamente reportada, no passado mês de maio, àsentidades competentes (PJ, GNR e PSP). Apesar disso, o desaparecimento de grelhas tem sido constante, representando já um prejuízo financeiro de cerca de 12 mil e quinhentos euros, para além dos riscos para os cidadãos.
Relativamente aos trabalhos que decorrem para resolver a situação, a AC tem investido em grelhas de sumidouro que são mais difíceis de retirar, na expetativa de que essa medida impeça o furto fácil destas peças.
A administração da Águas de Coimbra está convicta de que só intensificando a articulação com as forças policiais será possível prevenir o roubo massivo destes materiais em ferro fundido.
Ainda assim, a empresa municipal apela aos cidadãos que reportem qualquer situação relacionada com o desaparecimento destes materiais, para o endereço eletrónico geral@aguasdecoimbra.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE