Portugal

Aumentam casos de condutores condenados a penas de prisão

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-12-2022

Os crimes rodoviários estão a levar cada vez mais condutores para a prisão. Com a criminalidade na estrada a aumentar, as medidas de punição tornam-se também mais duras, uma vez que, como defendem os especialistas, o pagamento de multas ou as penas suspensas não têm efeito dissuador.

PUBLICIDADE

De acordo com o Jornal de Notícias, só em 2021 foram condenadas 3064 pessoas a cumprir pena de prisão – efetiva, suspensa ou substituída – por terem cometido pelo menos um crime rodoviário.

Estes dados, disponibilizados ao jornal pelo Ministério da Justiça, comprovam um aumento nos últimos três anos, mas nem sempre consecutivo. Em 2020 registaram-se 2394 penas de prisão e em 2019 um total de 2870.

PUBLICIDADE

Dos vários tipos de prisão, a pena suspensa é a mais praticada. Quanto aos crimes mais frequentes são a condução sem habilitação legal e a condução de veículo em estado de embriaguez.

Os dados globais mostram que houve 15662 transgressões nas estradas portuguesas em 2021. Destas, apenas 390 pessoas foram efetivamente para a cadeia.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE