Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Atrasos no projeto do Metro Mondego preocupam Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 28-03-2022

A necessidade de repetição do concurso para compra de material circulante do Serviço de Mobilidade do Mondego preocupa a Câmara de Coimbra, afirmou hoje vereadora do município, que alertou para outros pontos “mais críticos” que também sofrem atrasos.

PUBLICIDADE

A vereadora com o pelouro dos transportes da Câmara de Coimbra, Ana Bastos, respondia aos jornalistas sobre o lançamento de novo concurso para a compra de autocarros, após a exclusão de todas as propostas no anterior procedimento, com a sociedade Metro Mondego a prever que o serviço entre em funcionamento em março de 2024.

No entanto, Ana Bastos salientou que o concurso para o material circulante não faz parte “do caminho crítico” do projeto, o que dá “alguma folga”, apesar de assumir preocupação também nessa matéria.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há outros sistemas, que estão igualmente em cima da mesa, que fazem parte do caminho crítico e que são mais críticos para a entrada em funcionamento no início de 2024” do Serviço de Mobilidade do Mondego, notou a vereadora, que falava aos jornalistas na apresentação de cinco novos autocarros elétricos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

Ana Bastos, frisando que a Câmara de Coimbra não é responsável pelas empreitadas, referiu que há vários problemas que estão a ser enfrentados, nomeadamente o Parque de Manutenção e Oficinas (PMO), infraestrutura “que faz parte do caminho crítico” do serviço, e que “ainda não está em condições de avançar”, estando ainda em fase licenciamento.

PUBLICIDADE

Tal como esta, “haverá outras situações, como as ligadas às empreitadas que estão em cima da mesa, nomeadamente a parte urbana dividida em três partes, entre o Alto de São João e a Portagem, a Portagem e a Estação Velha e depois a linha do Hospital”, referiu.

“Em todas estas linhas temos uma série de problemas que temos de resolver e a Câmara de Coimbra está empenhada, conjuntamente com a Metro Mondego e a Infraestruturas de Portugal para ultrapassar os problemas que vão surgindo, mas é fácil de perceber que, sendo domínio urbano, tem muita condicionante e complexidade para se ultrapassar. Seguramente, durante os próximos dois anos, teremos muita pedra para partir, mas cá estamos para a partir”, disse.

No Plano de Atividades da Metro Mondego para 2020 já estava prevista a construção do PMO, que não se veio a confirmar, voltando a acontecer o mesmo com o Plano de Atividades para 2021 da mesma sociedade, em que estava previsto o lançamento do concurso da empreitada no terceiro trimestre de 2021.

Na sessão de apresentação dos novos autocarros dos SMTUC, Ana Bastos também foi questionado sobre o futuro dos ‘trolleys’ em Coimbra, referindo que ainda não há qualquer conclusão sobre a matéria.

“Nunca disse que os ia encostar. Estamos à procura de projetos alternativos para os manter em funcionamento, provavelmente ligados ao turismo e à cultura”, avançou, salientando que os ‘trolleys’ “são caros por natureza, quer em termos de operação, quer em termos de manutenção”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com