Primeira Página

Atletismo mundial cria fundo de 460.000 euros para ajudar atletas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 28-04-2020

A World Athletics lançou hoje um fundo de 500.000 dólares (cerca 460.000 euros), para ajudar os atletas profissionais mais afetados financeiramente com a crise devido à pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

A informação foi hoje avançada pela própria World Athletics, em conjunto com a Fundação Internacional de Atletismo (IAF), ambos os organismos presididos pelo antigo atleta britânico Sebastian Coe.

Os orçamentos de 2020 e 2021 da fundação terão como destinatários atletas que estejam a necessitar de ajuda, devido à ausência de receitas com a paragem das competições, e Coe irá presidir o grupo de trabalho em relação a esta matéria.

PUBLICIDADE

O grupo é formado, entre outros, por Hicham El Guerrouj, antigo campeão olímpico dos 1.500 e 5.000 metros, Katerina Stefanidi, campeã no salto em vara e presidente da Comissão de atletas, Sunil Sabharwal, do comité executivo da World Athletics, e outros membros do conselho do organismo.

Esta semana deverá realizar-se uma reunião, no sentido de identificar e estabelecer o processo de atribuição de apoios, bem como encontrar outras formas de financiamento para este fundo solidário.

PUBLICIDADE

publicidade

“Quero agradecer em especial ao Hicham, por nos trazer ideia, e ao príncipe Alberto [presidente honorário da Fundação], pelo seu forte apoio a este projeto. Tenho contactado atletas em todo o mundo e sei que muitos estão a passar tempos duros, em consequência da paragem das competições da maioria dos desportos nos últimos dois meses”, assinalou Sebastian Coe.

O dirigente adiantou que tanto os atletas de pista, como de estrada, têm sentido o impacto da pandemia, mas espera que ainda seja possível uma retoma em algum momento durante este ano, embora seja agora o momento de ajudar “o maior número de atletas”.

Uma estratégia proposta por El Guerrouj, que disse estar satisfeito com a resposta de Coe e da World Athletics.

“A pandemia tem causado imensos estragos económicos a pessoas de todas as áreas da sociedade, incluindo atletas, e este é o tempo de nos juntarmos, como uma comunidade global, e ajudarmo-nos uns aos outros”, frisou o antigo atleta.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou perto de 211 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Mais de 818 mil doentes foram considerados curados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE