Coimbra

Atividades de férias estendem-se do Exploratório ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-07-2020

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra está de volta com atividades de férias para os mais jovens exploradores, desta vez com uma novidade: a extensão ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC).

PUBLICIDADE

O programa Aventuras lá fora, destina-se a crianças entre os 6 e os 9 anos e tem frequência semanal. As inscrições encontram-se abertas e podem ser feitas diretamente na página web do Exploratório.

PUBLICIDADE

Depois de meses em casa, entre ecrãs e estudo, temos atividades ao ar livre para os mais pequenos, aproveitando o espaço do Parque Verde junto ao Exploratório, mas também a magnífica envolvente do Jardim Botânico da UC, garantindo todas as normas de segurança recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

Esta quinta-feira, a Estufa do Jardim Botânico foi palco para a apresentação do programa de extensão das atividades de férias, com a presença de Ana Cristina Tavares, diretora-adjunta do Jardim Botânico da UC, Paulo Trincão, diretor do Exploratório, e Aurora Moreira, elemento da direção do Exploratório responsável por este programa de atividades de férias.

PUBLICIDADE

publicidade

Com inscrições abertas para o mês de julho e início agendado para a próxima segunda-feira, Aventuras lá fora no Botânico tem lugar no cenário único do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, onde explorar como um naturalista é o mote para uma semana de descobertas e vivências inesquecíveis para os mais pequenos.

Exatamente o que destacou Paulo Trincão, que referiu ainda a importância desta colaboração entre entidades, a que se junta ainda o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com o objetivo de proporcionar aos mais jovens, “experiências únicas e enriquecedoras” que fomentem a “educação e a cultura científica”. 

Ana Cristina Tavares considera que “o ponto de partida deste projeto é o contato com a natureza e o desenvolvimento da eco cidadania”, reconhecendo acreditar que “os mais novos vão trazer os mais velhos” ao Jardim Botânico: “as crianças vão aprender a entender e

Aurora Moreira explicou um pouco do que vai ser este programa, onde haverá muita “exploração livre por parte das crianças”, de maneira a que estas possam “descobrir percursos existentes e eventuais novos percursos” no espaço do Botânico. A intenção, ainda de acordo com a responsável, é “fazer com o que as crianças entendam o que é um jardim botânico e o que nele difere dos outros jardins da cidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE