Coimbra

“Atividade económica em Coimbra numa posição de grande fragilidade”. A culpa é de Manuel Machado, acusa José Manuel Silva

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-06-2019

“Um estudo realizado pelo Movimento Somos Coimbra, com base em dados oficiais, indica que o concelho de Coimbra se encontra em 19.º e em 16.º lugar na lista de concelhos do país com maior número de pequenas e médias empresas (PME) classificadas como “PME líder” e “PME Excelência”, respetivamente”, anuncia o movimento liderado por José Manuel Silva.

PUBLICIDADE

De acordo com o líder do Somos Coimbra “Esta situação mostra como longe vão os tempos em que Coimbra era a terceira cidade do país. A gestão autárquica das últimas décadas, sem qualquer política relevante de promoção do investimento e do emprego, colocou a atividade económica em Coimbra numa posição de grande fragilidade.”

PUBLICIDADE

publicidade

O ordenamento dos concelhos a que se refere o Movimento Somos Coimbra, que está representado na autarquia por dois vereadores, foi feito com base em dados oficiais do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, que todos os anos distingue as melhores PME portuguesas, em dois escalões.

No que respeita ao escalão das PME Líder, consideradas pelo movimento como “o motor da economia”, com situação económica sólida, Coimbra surge em 19.º lugar (com 98 empresas nesta situação), muito atrás de municípios como Leiria (com 233 PME Líder),  Braga (208), Guimarães (179),  Barcelos (171) e Santa Maria da Feira (162), e também abaixo de Loures (131), Matosinhos (125), Oliveira de Azeméis (103), Viseu (103) e Águeda (103).

PUBLICIDADE

Na lista das PME Excelência – que são as que, para além de uma situação económica e financeira sólida, têm um desempenho superior, com taxas de crescimento e de rentabilidade mais elevadas – Coimbra ocupa a 16.ª posição, com 36 empresas neste escalão, a par de Albufeira e Loures. À sua frente estão, entre outros, os municípios de Braga (com 61 PME Excelência), Leiria (58), Barcelos (56), Santa Maria da Feira (53), Loulé (43), Guimarães (41) e Aveiro (40).

Num comentário à posição de Coimbra nestes dois escalões, José Manuel Silva considerou que “A lista de concelhos que estão à frente de Coimbra mostra muito bem a falta de qualidade da gestão autárquica de Coimbra. É urgente que Coimbra tenha uma política de promoção do desenvolvimento económico, ativa e empenhada, competitiva com os concelhos que estão à sua frente. As vantagens competitivas do concelho de Coimbra, como a sua localização central em Portugal, boa ligação aos principais eixos de transportes do país, estruturas de ensino e de saúde de qualidade internacional, excelentes incubadoras de empresas, grande visibilidade internacional, são desbaratadas pela Câmara Municipal de Coimbra, governada por uma maioria PS/CDU.”

Na opinião do líder do Somos Coimbra, para contrariar esta tendência “é essencial que a Câmara Municipal de Coimbra deixe de afastar a atividade económica, e passe a ser conhecida como um parceiro de confiança para quem quer criar emprego. Se nada mudar, Coimbra continuará a perder para outros concelhos”.

O estudo pode ser consultado em https://www.somoscoimbra.org/.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE