Coimbra

Até terça-feira ainda pode ver a Rainha Santa (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-07-2022

A imagem da Rainha Santa Isabel regressou este domingo ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, depois de três dias na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra. A Procissão do Regresso contou com a presença de mais de 20 mil fiéis, estima a Confraria. Até terça-feira a o andor ainda estará em exposição, antes da Rainha voltar ao altar por mais dois anos. 

PUBLICIDADE

“O balanço é muito positivo”, afirmou ao Notícias de Coimbra Joaquim Costa e Nora, presidente da Confraria Rainha Santa Isabel, responsável pelas celebrações religiosas em honra da padroeira da cidade. “A Confraria sente-se satisfeita porque conseguiu que as pessoas tivessem a oportunidade de mostrar a sua devoção”, rematou.

O responsável sublinhou que apesar “do lapso de tempo de quatro anos” e da “covid que ainda está a afetar as pessoas”, os fiéis “continuaram a mostrar a sua devoção”. Contabilizando que terão estado na Procissão do Regresso cerca de 20 mil pessoas, Costa e Nora, lembrou que “é muito difícil por toda esta máquina a andar de forma harmónica”.

PUBLICIDADE

A imagem regressou à margem esquerda este domingo, num andor com decoração renovada, repleto de rosas brancas, amarelas e cor de laranja, bordado com cravos brancos. Quem não teve oportunidade de ver a Rainha ou quer revê-la pode ainda fazê-lo, na Igreja do Mosteiro, até terça-feira, altura em que o andor será desmanchado, revelou Joaquim Costa e Nora ao NDC. 

A procissão deste domingo contou com mais participantes do que a de quinta-feira e os presentes, ouvidos pelo NDC, comentaram que a organização estava melhor. “O dia de hoje foi grandioso, as pessoas colaboraram. Na quinta-feira não colaboraram tanto”, frisou Carina Tavares, do agrupamento de escuteiros 162, de Santa Clara. Os escuteiros, a convite da Confraria, empenharam meia centena de elementos de vários agrupamentos da cidade na organização de cada procissão.

PUBLICIDADE

publicidade

“É sempre muito complicado, lidar com a fé de cada um, às vezes as pessoas não entendem que uma procissão tem uma logística e têm dificuldade em acatar os pedidos”, disse ainda a responsável, que faz um balanço positivo das celebrações que decorreram sem incidentes de maior. 

 Veja o direto NDC com Joaquim Costa e Nora:

Veja o direto NDC com Carina Tavares:  

 

Leia também:

Bispo apela à sociedade para que siga o exemplo da Rainha Santa (com vídeos) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)

Queda de cavalo antes da procissão da Rainha Santa gera onda de indignação (com vídeo) – Notícias de Coimbra (noticiasdecoimbra.pt)
 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE