Economia

Associações de imprensa manifestam-se preocupadas “com cenário temporal” proposto por tutela

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-12-2019

As associações Portuguesa de Imprensa (API) e de Inspiração Cristã (AIC) manifestaram-se hoje preocupadas “com o cenário temporal” proposto pela tutela “para a tomada de posição política” sobre as propostas para resolver “os gravíssimos problemas” do setor.

PUBLICIDADE

Numa carta dirigida ao secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, os presidentes da API, João Palmeiro, e da AIC, Paulo Ribeiro, manifestam-se “deveras preocupados com o cenário temporal” proposto por aquele governante no encerramento do Dia Nacional da Imprensa, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

“Tal como foi proposto, e bem” pelo Presidente da República, “o próximo Orçamento de Estado deve dar um sinal claro da vontade do Estado ‘em dar um passo pequenino’ e contribuir para ajudar um setor que é vital para a nossa democracia”, referem.

Apontando que o setor está em crise, “não podendo esperar mais um ano por análises e discussões sem que, entretanto, haja uma única medida que permita dar o tal passo para resolver ou, pelo menos, atenuar os problemas”, os responsáveis adiantam que acolhem “com agrado a proposta apresentada” pelo secretário de Estado “para a realização da campanha de sensibilização pública em defesa da comunicação social”.

PUBLICIDADE

No entanto, “parece-nos muito pouco para o que se pode (e deve!) fazer no imediato, como primeiro sinal do bom acolhimento das propostas apresentadas pelas associações signatárias, com valores prudentes em termos de bonificação de IRS (teto de 100 euros no tocante aos valores investidos pelos cidadãos na compra de assinaturas ou despesas de aquisição avulsa de imprensa) e benefícios fiscais para as empresas em sede de IRC (majoração em 15% para as despesas das empresas em investimentos com publicidade)”.

“Estamos disponíveis, como sempre estivemos, para, no prazo de seis meses, participar na elaboração dos estudos que podem depois sustentar medidas com um alcance mais ambicioso. Estas medidas funcionariam como um importante sinal e uma pequena alavanca para as empresas jornalísticas, contribuindo, ao mesmo tempo, para o aumento dos níveis de literacia”, adiantam.

“Em paralelo, representariam até maior receita de IVA para o Estado, atendendo a que as despesas com compras de imprensa e de publicidade iriam crescer. Por fim, sem que tal acrescentasse mais despesa para o Estado, sugerimos que a lei da publicidade institucional do Estado passe também a abranger a publicidade dos jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em, pelo menos, 25% do seu valor, o que seria um grande contributo imediato para apoiar a comunicação social de âmbito regional e local”, concluem na missiva a que a Lusa teve acesso.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE