Coimbra

Associações culturais de Cantanhede receberam subsídios da Câmara

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 26-05-2015

A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de proceder à transferência de verbas destinadas a apoiar financeiramente as entidades com atividade nesta área.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

O montante global que a autarquia cantanhedense canaliza para este fim ascende a 44.800 euros, nos termos da deliberação camarária aprovada para o efeito e os subsídios foram entregues no salão nobre dos Paços do Município, no decurso de um encontro dos dirigentes associativos com o presidente da Câmara Municipal, João Moura, que esteve acompanhado pela vice-presidente da autarquia, Helena Teodósio, e pelo vereador da Cultura, Pedro Cardoso.

PUBLICIDADE

Segundo o que consta do documento, as associações comprometem-se a utilizar um mínimo de 75% do subsídio para fazer face a despesas de capital, nomeadamente, com a aquisição de equipamento diverso e/ou intervenções em infra-estruturas existentes, em consonância com o plano de atividades previamente apresentado. Além disso, assumem ainda o compromisso de participar num número especificado de iniciativas culturais promovidas pela Câmara Municipal, devendo a marcação dessas iniciativas ser efectuada com pelo menos trinta dias de antecedência e de acordo com a disponibilidade de agenda das entidades associativas.

Conforme refere o enunciado do contrato programa assinado pelas entidades beneficiárias, o apoio financeiro atribuído pelo Município de Cantanhede às associações musicais, recreativas e culturais do Concelho visa «a criação de condições materiais, técnicas e logísticas necessárias à promoção e desenvolvimento das suas atividades culturais».

PUBLICIDADE

publicidade

A este propósito o líder do executivo camarário refere que «à autarquia cabe prestar o devido reconhecimento aos agentes socioculturais, pelo modo exemplar como contribuem para o reforço da coesão das comunidades locais».

João Moura afirma «que, ao cooperar com as associações através da atribuição de apoio financeiro, a Câmara Municipal encara-as como parceiros ativos no desenvolvimento de uma política de fomento cultural tão abrangente quanto possível, em função da atividade que promovem e dos benefícios que daí decorrem», o que de resto ganha ainda mais sentido se lembrarmos o extraordinário trabalho que os dirigentes associativos abnegadamente realizam em prol do interesse coletivo».

Por sua vez, as associações, pela viva expressão que vários dirigentes, reconheceram a importância do apoio que o município continua a prestar ao movimento associativo concelhio e que não se esgota na distribuição de verbas ao abrigo dos contratos programa de desenvolvimento cultural, uma vez que além desse apoio, está disponível a colaborar em todas as iniciativas que as coletividades se propõem realizar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE