Associação de Criadores de Ovinos quer salvar queijo DOP Serra da Estrela

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-01-2018

Um centro de recria da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (ANCOSE) deverá contribuir para salvar o queijo certificado da Serra da Estrela, após milhares de ovelhas terem morrido nos fogos de outubro de 2017.

PUBLICIDADE

queijo serra da estrela

“Houve uma perda muito grande de efetivos”, afirma à agência Lusa João Madanelo, técnico da ANCOSE e responsável pelos trabalhos naquele centro, em Oliveira do Hospital, para preservar “um legado dos antepassados”, que inclui queijo, requeijão e borrego, três produtos da Serra da Estrela com denominação de origem protegida (DOP).

PUBLICIDADE

Três meses depois dos incêndios de 15 e 16 de outubro, na região Centro, em que, segundo estimativas da ANCOSE, terão perecido mais de 8.000 pequenos ruminantes, entre ovinos de raças autóctones e alguns caprinos, a unidade de recria reúne atualmente 130 fêmeas jovens.

Trata-se de “borregas que foram desmamadas” e que estão a ser alimentadas com feno e rações para depois serem entregues aos associados, explica João Madanelo.

PUBLICIDADE

“Selecionamos as melhores borregas e fazemos um repovoamento orientado”, refere, indicando que “vão entrando e saindo animais” das instalações criadas para o efeito.

Em outubro, “houve muita mortalidade de animais jovens”, quando já tinham ocorrido muitos partos.

Na distribuição de reprodutoras, a associação dá prioridade aos criadores que perderam ovelhas nos incêndios, seguindo-se aqueles que querem aumentar o número de efetivos.

Nos últimos seis anos, a redução do total de ovelhas da Serra da Estrela não parou de se acentuar, o que já tinha levado a associação a defender incentivos públicos à preservação do queijo DOP.

“Não podemos deixar extinguir o queijo Serra da Estrela”, disse à Lusa, em fevereiro de 2017, o jurista Manuel Marques, presidente da ANCOSE, que abrange 18 municípios dos distritos de Viseu, Coimbra, Guarda e Castelo Branco.

Além de terem dizimado rebanhos, os incêndios destruíram queijarias, estábulos e pastos, o que originou iniciativas de apoio por todo o país, mas também no estrangeiro, com o objetivo de salvar da extinção o queijo DOP, bem como os outros produtos únicos da ovinocultura regional.

Perante dificuldades acrescidas, alguns produtores continuam a apelar à solidariedade, para que o setor consiga sobreviver.

É o caso de Mariana Vaz Patto, cuja família possui 184 ovelhas bordaleiras em Gramaços, Oliveira do Hospital, após ter perdido 106 animais no incêndio.

“Ficámos com a nossa produção reduzida a um terço”, revela a economista à Lusa. Em novembro de 2017, a exploração obteve 600 litros de leite, tendo rondado os 1.800 litros no mesmo mês de 2016.

Mariana Vaz Patto realça que a exploração enfrenta agora “um problema muito grave”, para criar 27 borregas destinadas a repor o efetivo.

A sua alimentação, que inclui rações e leite em pó, representa um investimento sem retorno nos próximos tempos.

“Mantemos os mesmos custos fixos e ainda não sabemos se vamos sobreviver”, declara a gerente da empresa criada pelo médico António Vaz Patto, seu pai, autor do livro “Com os pastores também se aprende”.

A abundância de pastos deverá ocorrer com a chegada da primavera. “As borregas ainda têm de estar no estábulo”, danificado pelo fogo, e importa “aproveitar ao máximo o leite” que as ovelhas adultas produzem para queijo.

“Toda a nossa capacidade produtiva ficou afetada”, acrescenta.

Como falta matéria-prima devido aos incêndios, “o preço do queijo tem de aumentar”, na opinião de Mariana.

A ANCOSE pretende que, “dentro de um ou dois anos”, o setor “volte ao normal ou melhor”, apesar das adversidades.

“Estamos a fazer esse esforço”, rematou o engenheiro João Madanelo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE