Vamos

Associação Portuguesa de Imprensa promove ciclo de conferências em maio

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 27-04-2022

A Associação Portuguesa de Imprensa arranca em 03 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com um ciclo de conferências para debater os desafios do setor, sendo que as conclusões serão apresentadas ao Presidente da República.

PUBLICIDADE

Em comunicado hoje divulgado, a Associação Portuguesa de Imprensa (API) refere que o ciclo de conferências vai debater os desafios que os media enfrentam, “bem como soluções e caminhos para garantir a viabilidade e vitalidade de um dos pilares da democracia”.

Com o mote “Re Pensar a Imprensa – Uma reflexão indispensável”, o ciclo de conferências “surge na sequência do desafio lançado pelo Presidente da República no último Dia Nacional da Imprensa e pretende abrir o debate a todo o país e a todos os atores que, direta e indiretamente, moldam a realidade do setor: jornalistas, editores, diretores, leitores, reguladores e poder político”.

PUBLICIDADE

As conferências vão decorrer ao longo de maio em Coimbra, Lisboa e Aveiro, “com painéis que discutirão temas como a liberdade de imprensa, os desafios da regulação, a iliteracia mediática, a imprensa no mundo digital, os problemas da cibersegurança e a importância da imprensa regional para o sistema democrático”.

Este ciclo de conferências vai arrancar “com a apresentação formal das sessões, dos respetivos temas e objetivos à Assembleia da República, ao Governo e ao Presidente da República numa cerimónia agendada para 03 de maio no Museu da Presidência, em Lisboa”.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão vai contar com a participação em vídeo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Comissária Europeia Vera Jourová, do secretário-geral da ONU, António Guterres, de Tawfik Jelassi, diretor-geral adjunto de comunicação e informação da UNESCO, e com a presença de Elena Perotti, diretora executiva da WAN-IFRA.

“No final do ciclo de conferências, a API entregará ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e aos deputados um relatório com as conclusões dos debates e organizará uma mesa-redonda em Pombal para apresentar o documento às autarquias”.

Em 07 de junho, no 44.º Congresso Mundial dos Media, que a FIPP organizará este ano em Cascais, a API participará na sessão inaugural para apresentar as conclusões destas conferências e expor o que está a ser feito em Portugal sobre o estado da comunicação impressa, adianta a associação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE