Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Associação Laços sem Nós organiza concertos para ajuda classe média

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-03-2014

 A associação Laços sem Nós, para além de apresentar uma resposta social para famílias de baixos rendimentos, apoia também famílias de classe média alta, disse hoje uma responsável, considerando que “há muita estigmatização” por parte da sociedade.

PUBLICIDADE

“Embora algumas famílias tenham bons cargos, passam por inúmeras dificuldades e assim que apresentam a declaração de rendimentos são logo barrados no apoio”, explicou Sónia Lopes, vice-presidente da associação.

A associação Laços sem Nós quer dar uma resposta, “inexistente em Coimbra”, à classe média alta, contou a responsável, aclarando que muitos dos casos que recebem “apresentam depressão e muita vergonha por terem que esconder da sociedade a sua real condição económica”.

PUBLICIDADE

publicidade

O desemprego, “a conjuntura, roturas familiares, uma empresa que abre falência ou cortes na remuneração” levam a que “fiquem privados do nível de vida que tinham”, não conseguindo fazer face “às despesas que tinham de acordo com os anteriores rendimentos”, contou Sónia Lopes, salientando que chegam à associação “situações de fome”.

Para além de por vezes dar apoio alimentar, a intervenção passa, essencialmente, por “um apoio psicológico” para ajudar a lidar “com a depressão, conflitos conjugais, cansaço extremo”, entre outros problemas.

PUBLICIDADE

No âmbito das famílias de baixos rendimentos, a associação quer intervir na área da “educação social”.

“Ajudamos a fazer uma carta de apresentação, um currículo, a preparação para entrevistas ou a gerir os rendimentos”, disse Sónia Lopes, referindo que a associação quer trabalhar com “as competências das famílias sinalizadas”.

A associação, criada em janeiro e sediada na freguesia de Santo António dos Olivais, vai realizar uma série de concertos em “cafés e restaurantes” no distrito de Coimbra, de forma a reforçar o apoio a famílias carenciadas.

Esta iniciativa pretende “mostrar que a noite também pode ser solidária”, afirmou Sónia Lopes, sublinhando que todos os artistas irão tocar “a título gracioso”.

O primeiro concerto decorre na sexta-feira, às 23:00, no bar Sportsincaffé, com a atuação da banda SymPhoniX.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com