Empresas

Associação Empresarial da Região de Coimbra apoia as empresas no acesso às linhas de financiamento

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-06-2021

A Associação Empresarial da Região de Coimbra  (NERC), enquanto associação da rede Regional da Associação Industrial Portuguesa (AIP), usufrui do protocolo entre a AIP e o BCP no sentido de apoiar pequenas e médias empresas (PME) e micro empresas da região.

PUBLICIDADE

A Associação Industrial Portuguesa (AIP), e o Millennium BCP, formalizaram esta quinta-feira um acordo de parceria no qual se garante, durante dois anos, a mobilização de linhas de financiamento e/ou garantia, até 120 milhões de euros, às empresas associadas da AIP.

Horácio Pina Prata, Presidente da NERC e Vice Presidente da AIP, considera este um passo importante na resolução dos principais problemas que as empresas apresentaram nos inquéritos realizados pela NERC em 2020, a dificuldade em obter financiamento. Os inquéritos foram realizados no sentido de se apurar quais os problemas que as empresas enfrentaram durante a pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

São vários os destinos deste financiamento do BCP, entre as áreas elegíveis para beneficiar dele está o apoio a operações de fusões e aquisições de empresas. O protocolo prevê ainda o desenvolvimento e estruturação de uma emissão de obrigações agrupadas para PME, beneficiando os clientes e associados da AIP, para potenciar e facilitar o acesso das empresas ao crédito de investidores nacionais e estrangeiros.

O BCP compromete-se a analisar e avaliar as propostas que lhe são dirigidas e a desenvolver propostas comerciais, para as empresas associadas e clientes da AIP que individualmente manifestem interesse.

PUBLICIDADE

publicidade

O financiamento do BCP é dirigido: ao apoio ao financiamento de curto, médio e longo prazo das empresas no âmbito dos programas desenvolvidos pelo próximo QFP 2021-2027 e outros Programas Quadro; ao apoio ao financiamento de novas empresas, com enquadramento na Linha de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, através das soluções pré-existentes na Linha Microinvest e Linha Invest+; ao estabelecimento de linhas de crédito para adiantamento de incentivos e para a antecipação de financiamentos comunitários, relativos a operações dos programas dos QFP 2020 e 2030; à prestação de garantias bancárias negociadas casuisticamente entre o Millennium BCP e o ordenante; à disponibilização de linhas de crédito específicas de apoio à tesouraria e fundo de maneio das empresas, assim como soluções de factoring e de confirming; ao apoio do financiamento ao investimento; e ao apoio de operações de fusões e aquisições de empresas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE