Coimbra

Associação conimbricense TARRAFO com estreia do espetáculo “TUTANO” marcada já para amanhã

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-06-2021

O espetáculo TUTANO corresponde à mais recente criação da TARRAFO – Associação Cultural (www.tarrafo.pt) e tem estreia marcada para o dia 14 de junho de 2021, na Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra, às 21h30.

PUBLICIDADE

O espetáculo está integrado na 2.ª Edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas- Mimesis da Universidade de Coimbra e estará em cena até ao dia 16 de junho de 2021 (três sessões). Cada apresentação tem a duração de 1h15 e o custo dos bilhetes é de cinco euros (à venda na ticketline, FNAC, Worten e Oficina Municipal do Teatro).

Para a sua concretização, a TARRAFO contou com o apoio da Universidade de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra, da Cooperativa Bonifrates, do GEFAC – Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra, do Teatrão – Teatro para a Infância de Coimbra, do CAV – Centro de Artes Visuais e do TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A TARRAFO é uma associação cultural sediada em Coimbra que dedica a sua atividade à produção e organização de espetáculos e eventos culturais; à realização de atividades de formação, divulgação, encontro e confronto de ideias e de saberes; ao apoio à criação artística independente através da representação e acolhimento de novos grupos e artistas; à organização de projetos que promovam a aproximação  criadores, agentes culturais e público, incentivando o diálogo interdisciplinar.

“TUTANO apela à reflexão sobre a condição humana através do exercício artístico da apropriação do olhar de Diógenes, o Cínico. Diógenes não deixou obra. Foi discípulo de Antístenes, considerado o fundador da filosofia cínica. Sabe-se que escrevia, mas a sua escrita não sobreviveu. Chegaram-nos as anedotas, as réplicas, fragmentos de um pensamento que idealizava pela valorização da natureza animal do homem e a pela procura de uma filosofia assente em princípios mais práticos em oposição à filosofia platónica, mais popular na altura. O programa filosófico de Diógenes expressa-se inteiramente na célebre frase “procuro um homem”, que pronunciava, com evidente e provocante ironia, enquanto caminhava de lanterna acesa, em pleno dia.
O espetáculo é composto por três personagens: o Carro, o Cláudio e o Cão. O Carro é um personagem que em si mesmo é a definição etimológica da palavra metáfora, que vem do grego metaphorá, e que significa «transporte», «veículo». O Cláudio é a personificação do Diógenes. Não é nosso objetivo representar um Diógenes histórico. Queremos perceber quanto de Diógenes ainda temos e o que ficou do seu legado até aos nossos dias. Em suma, quantos Diógenes ainda nos restam? In fine temos o Cão, que é a palavra e o animal que dá nome à corrente filosófica do Cinismo. O Cão é dito como um modelo para chegar à felicidade, no sentido em que este segue naturalmente os seus instintos, ou seja, a sua natureza. TUTANO é um espetáculo cru, com uma encenação despojada, que procura questionar o público sobre a superficialidade cénica da realidade”, descreve a associação cultural.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE