Coimbra

Assistente virtual de casa de banho testada em Centro de Dia da Cáritas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-11-2022

O Centro de Dia do Centro Rainha Santa Isabel, equipamento da Cáritas Diocesana de Coimbra, esteve a testar o piloto da assistente virtual DIANA, que pretende auxiliar os adultos mais velhos na utilização da casa de banho. Este ensaio surge no âmbito do projeto europeu DIANA – Digital Intelligent Assistant for Nursing Applications (Assistente Digital Inteligente para Aplicações de Enfermagem), que tem a parceria da Cáritas Diocesana de Coimbra.

PUBLICIDADE

Entre os dias 15 e 17 de novembro, a Cáritas de Coimbra recebeu os parceiros tecnológicos do projeto – Cogvis e Universidade de Tecnologia de Viena, que fizeram a instalação do sistema DIANA e acompanharam o seu desempenho técnico.

Durante estes dias, os utentes usaram as casas de banho com o apoio da assistente virtual, que lhes ia dando as indicações dos passos a seguir (através de um vídeo demonstrativo e de áudio), como aproximar-se da sanita, sentar, levantar, vestir e, por fim, lavar as mãos. Desta forma, pretende-se manter uma rotina na utilização deste espaço, para que nenhum passo fique esquecido, conservando a autonomia e independência dos utilizadores cujas capacidades cognitivas começam a decair. Uma mais-valia deste sistema é que caso a pessoa não siga para o passo seguinte e se mantenha sem “reação” durante o tempo pré-definido, os sensores detetam a anomalia e emitem uma notificação ao cuidador.

PUBLICIDADE

publicidade

No final, cada utente partilhou a sua experiência e expectativas relativamente ao sistema DIANA. Para complementar esta fase de testagem, os cuidadores formais e informais também conheceram a assistente virtual e interagiram com a tecnologia, para contribuírem com os seus comentários e sugestões. Todas as opiniões foram recolhidas e serão consideradas.

Paralelamente, os utentes tiveram uma atividade lúdica, onde foram convidados a desenhar e pintar a assistente virtual conforme a imaginavam.

PUBLICIDADE

O projeto DIANA destina-se a apoiar as tarefas dos cuidadores e, ao mesmo tempo, melhorar a autonomia e a segurança das pessoas mais velhas. Nesse sentido, está a desenvolver sensores capazes de prestar assistência na monitorização da segurança de pessoas mais velhas 24 horas por dia, 7 dias por semana, apoiando por isso as rotinas e atividades de vida diária.

Além desta assistente virtual de casa de banho, o projeto DIANA está a testar também sensores em quartos e casas de banho de utentes no Lar Santo António da Cáritas de Coimbra, com o objetivo de detetar quedas, bem como fornecer informações relevantes para preveni-las.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE