Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Assembleia Municipal de Coimbra homenageia Jorge Vilas fundador da Semearrelvinhas

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 23-02-2023

 A Assembleia Municipal de Coimbra fez hoje um minuto de silêncio pela morte de Jorge Vilas, fundador da Cooperativa de Habitação Económica Semearrelvinhas e símbolo da luta por habitação digna no concelho.

PUBLICIDADE

Jorge Vilas, que morreu no sábado, aos 81 anos, em Coimbra, fundou e dirigiu a Semearrelvinhas, tendo tido um papel essencial na construção do Bairro da Relvinha, após o 25 de Abril, erigido pelos próprios moradores e voluntários, na zona suburbana da cidade.

CDU, PSD e movimento Cidadãos por Coimbra apresentaram, cada um, uma moção de pesar pela morte de Jorge Vilas, mas o presidente da Assembleia Municipal de Coimbra, Luís Marinho (PS), decidiu que o assunto não era “votável”, propondo antes um “minuto de silêncio, que é a homenagem mais sentida e significante” que aquele órgão poderia fazer.

PUBLICIDADE

publicidade

“Partiu um Homem bom. Pai, avô, vizinho, amigo, mas também operário, futrica, conimbricense, adepto da Académica, cidadão e ativista, Jorge Vilas era morador e o grande dinamizador do bairro da Relvinha”, afirmou o presidente da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, Luís Correia (PSD), que leu, durante a Assembleia Municipal, um texto escrito a seis mãos: Filipa Queiroz, Filipa Alves, João Baía, Rui Calado, Ana Cortez Vaz e o próprio.

Segundo o texto lido por Luís Correia, o nome de Jorge Vilas “está inscrito na história de Coimbra e deverá ficar na sua toponímia, nas futuras investigações sobre a história da cidade, porque a sua sensibilidade, resiliência, permanente inquietação, solidariedade com todos os excluídos, capacidade de organização, disponibilidade e vontade em passar essa força e sabedoria aos novos dirigentes da Cooperativa Semearrelvinhas deixaram uma marca indelével, não só no bairro como na cidade”.

PUBLICIDADE

“Não há democracia, de facto, sem pessoas como Jorge Vilas que tanto lutou por um bem comum, que participou, que reivindicou, que tomou partido, que se solidarizou, que se inquietou, que organizou e que viveu virado para o futuro com a noção de que muitos dos sonhos de Abril de 74 estão ainda por cumprir e que a democracia é um músculo que, se não se exercita, perde força e deixa espaço livre para respostas autoritárias”, vincou.

Para os autores do texto, Semearrelvinhas “é, no fundo, semear uma Coimbra com menos desigualdades, mais participativa, com maior acesso à cultura, educação e habitação”.

Também o deputado do Cidadãos por Coimbra (CpC) João Malva vincou que a ação cívica de Jorge Vilas “foi exemplar e representa muito daquilo que é a vivência cidadã da cidade”.

O deputado da CDU Manuel Pires da Rocha realçou o seu papel enquanto “dinamizador desde a primeira hora na construção do Bairro da Relvinha”, numa ação em que os próprios moradores “foram protagonistas” da transformação de casas precárias “em habitação digna”.

“Coimbra recordará Jorge Vilas como construtor de cidade”, afirmou, considerando o Bairro que se ergueu “um exemplo de concretização de sonhos e objetivos”.

Também o líder da bancada do PS, Ferreira da Silva, dedicou algumas palavras a Jorge Vilas, sublinhando o trabalho de autoconstrução do bairro.

“Braços fizeram alicerces, levantaram tijolos, fizeram telhados”, disse.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com