Assembleia Municipal de Coimbra em directo e a cores de seca extrema e severa

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-11-2017

A Assembleia Municipal de Coimbra (AMC) reuniu neste dia 29 de novembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

PUBLICIDADE

A grande novidade da sessão foi mesmo a forma como foram posicionadas as forças políticas que elegeram deputados municipais. Estão muito bem arrumadas. Mandato novo, configuração nova. Com direito a primeira fila, da direita para a esquerda temos CDS (3 deputados) , Somos Coimbra (6), PSD (9), PS (23) , PCP (5) e Cidadãos por Coimbra (2). PPM e MPT, com um representante casa, ficaram na retaguarda dos seus (ex) aliados CDS e PSD.

Não foi propriamente uma novidade, porque aconteceu  com frequência no anterior mandato, Nuno Freitas,  recém eleito presidente da concelhia e líder da Bancada do PSD, esteve ausente desta primeira reunião a sério da AMC.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a tarde decorreu uma demorada eleição dos representaste deste órgão em várias entidades e comissões. 

Já estava tudo combinado entre os líderes das diversas bancadas, mas foi preciso votar. Os senhores deputados foram “obrigados” a meter a cruz numa dúzia de listas. Um deles resolveu fazer birra e não participou numa das eleições. O voto foi secreto, com direito a papel e urna estiveram na ordem do dia, que voto electrónico é coisa que não se usa neste poder local, que andou aos papeis durante umas duas horas.

PUBLICIDADE

O órgão máximo do poder local aprovou ainda, sem grande contestação, a adesão do município à Fundação de Serralves e declarou interesse público para a Câmara mandar fazer as obras dos estabelecimentos de restauração do Parque Verde, que foram edificado em área de reserva ecológica nacional.

Foi uma tarde entediante no Salão Nobre, onde as novas tecnologias estiveram em destaque.

O socialista Ferreira da Silva confundiu um gravador com um telefone, o que proporcionou um grande momento de televisão. Não fez por mal. Estava cheio de boas intenções. Pensou que o gravador da RUC era o telemóvel do deputado que o antecedeu no parlatório e queria devolver o aparelho ao dono.

O jovial e paciente presidente da AMC aproveitou o momento para manifestar o desejo de saber quem cobre e como cobre estas reuniões. Aconteceu no dia  em que o órgão “passou cartão” aos jornalistas, que agora estão devidamente identificados com um dístico verde, medida que se saúda, pois até o público tinha essa cartolina para devolver antes de sair.

Os 3 vereadores da oposição que estiveram presentes (Madalena Abreu, Paula Pêgo e José Silva) foram salvos  pelos seus telefones e computadores, com o líder do Somos Coimbra a destacar-se no contacto directo e permanente com os seus “brinquedos”. Paulo Leitão e Ana Bastos devem ter tido mais que fazer e não puseram os pés na 8 de maio,

Os 5 vereadores da situação (Carlos Cidade, Regina Bento, Jorge Alves, Carina Gomes e Francisco Queirós) devem ter aproveitado a tarde para “despachar”.

Como os vereadores não falam na Assembleia Municipal, fizeram assim muito mais do que fazer figura de corpo presente e até podem dizer que nem sequer adormeceram, o que já não poderá ser afirmado pelos 5 deputados que “passaram pelas brasas”, o que se compreende, pois esta foi uma tarde de seca extrema.

Crónica ilustrada por Fernando Moura

Quer ver como foi esta AMC? Veja ou reveja os vídeos do directo NDC. São quase 5 horas de democracia tal como ela é por cá. Se não quiser ouvir, aproveite pelo menos para ver quem são os deputados que contaram com o seu voto.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE