Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Assembleia da República recomenda retirada de infraestruturas hidráulicas obsoletas

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 17-06-2022

A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução do BE que recomenda ao Governo a remoção de infraestruturas hidráulicas obsoletas e medidas de proteção ao abastecimento de água.

PUBLICIDADE

A iniciativa dos bloquistas foi votada por pontos, tendo sido aprovados quase todos, à exceção de um, que previa a “criação de uma solução pública para a remoção das barragens em casos de incumprimento dos seus proprietários e um mecanismo que permita o ressarcimento desse investimento público”.

O ponto que recomenda “a remoção de infraestruturas hidráulicas obsoletas” foi aprovado com os votos favoráveis de BE, PSD, Chega, PAN e Livre e a abstenção do PS, Iniciativa Liberal e PCP.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto de resolução do BE recomenda igualmente a “atualização e aprofundamento da avaliação das infraestruturas hidráulicas existentes no país de forma a colmatar a falta de dados e de informação que impossibilitam a análise e seleção sistemática de infraestruturas obsoletas”.

A iniciativa insta ainda o Governo a instalar “sistemas de transposição piscícola de forma de aumentar a conectividade longitudinal e a promover a proteção da biodiversidade” e a implementar “políticas de ordenamento do território e de usos do recurso para proteger o abastecimento de água”.

PUBLICIDADE

Hoje, foi também aprovada uma parte de um projeto de resolução apresentado pelo deputado único do Livre, Rui Tavares, que recomenda ao Governo “que adote as iniciativas necessárias para a criação de um instituto europeu, com o estatuto de laboratório associado ou do Estado, através de chamada de interesse às instituições de investigação e desenvolvimento nacionais, individualmente ou em associação entre várias delas”.

No entanto, foi rejeitado o outro ponto que estabelecia que fosse fomentada, “através do Instituto Nacional de Administração, I.P., a criação de cursos de formação específicos sobre instituições europeias e política europeia”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com