Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Assaltos e toxicodependência preocupam comerciantes na Baixa de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-01-2023

Os comerciantes da Rua Simões de Castro, na Baixa de Coimbra, estão preocupados com o aumento da criminalidade. Na noite desta segunda-feira, 16 de janeiro, cerca das 22:30, “dois carros foram arrombados”, contou, ao NDC, um treinador do Sport Club Conimbricense.

PUBLICIDADE

“Os proprietários são atletas de futsal do clube”, referiu Márcio Sousa, frisando que “de uma viatura roubaram documentos, cartões, dinheiro, já da outra não encontraram nada”. Admitindo que a situação se tem vindo a agravar, com muitas pessoas a mostrarem medo  de frequentar o Sport Club Conimbricense e toda esta zona da cidade.

“Há cada vez mais assaltos e toxicodependência” nesta zona referiu ao NDC Zita Alexandra, referindo que “para além disto estar mau, temos que começar a trabalhar com as portas fechadas”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Alguém tem que fazer alguma coisa” sublinha a gerente da Zitaluz Iluminações, acrescentando que os comerciantes estão a ponderar “ir a uma reunião da Câmara Municipal para expor estas situações relacionadas com a toxicodependência e também com o estacionamento abusivo na zona”.

Luís Castro, gerente da Mac Molduras, diz que “não há segurança e há falta de policiamento”, o que leva os clientes a afastarem-se da Baixa da cidade.

PUBLICIDADE

Refira-se que em janeiro do ano passado o presidente do município de Coimbra mostrou-se empenhado em contribuir para resolver o problema de insegurança que se vive na Baixa da cidade e garantiu mais limpeza e uma “via verde” nos processos de investimento para aquela zona.

Após uma reunião com comerciantes, promovida pela Agência de Promoção da Baixa de Coimbra, o autarca garantiu que, no âmbito de um “Plano Marshall em curso”, a Câmara vai regular o estacionamento, melhorar os transportes públicos, dar vida às praças, efetuar limpezas mais frequentes e embelezar os espaços para aumentar a atratividade de pessoas.

Para combater o “sentimento de insegurança” na Baixa de Coimbra, o presidente da Câmara Municipal quer mais câmaras de videovigilância e melhor iluminação. Várias instituições que prestam apoio social na zona também vão ser deslocalizadas e dispersadas para que mude o perfil de quem frequenta esta área da cidade, disse, ao NDC, o autarca em janeiro de 2022.

No entanto, o presidente da União de Freguesias de Coimbra não concorda com a deslocalização de instituições que prestam apoio social nesta zona, João Francisco Campos defende mais habitação para jovens nesta zona, realçando que este é um problema que “vai demorar tempo” a resolver.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com