Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Polícias

ASAE apreende queijos Serra da Estrela falsificados no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 14-10-2022

Uma queijaria artesanal sediada no distrito de Coimbra foi encerrada por comercializar e usar ilegalmente a Denominação de Origem Protegida (DOP) Serra da Estrela, anunciou hoje a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

PUBLICIDADE

Em comunicado, a ASAE explicou que se trata da alegada prática de “um crime de violação e uso ilegal de denominação de origem ou de indicação geográfica” e ou outro de “fraude sobre mercadorias”.

Segundo a ASAE, o uso indevido da DOP pode “induzir os consumidores em erro, fazendo-os crer que estão a adquirir um autêntico queijo Serra da Estrela”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A intervenção da ASAE ocorreu no âmbito de uma investigação criminal em curso e conduziu à apreensão de 70 queijos de ovelha curados por uso ilegal da DOP Serra da Estrela”, acrescentou.

Durante a operação, a ASAE apreendeu ainda 40.700 rótulos e 500 etiquetas, totalizando um valor da apreensão superior a 2.500 euros.

PUBLICIDADE

A DOP Serra da Estrela “só é permitida em queijos cujo processo de produção passa por um rigoroso cumprimento de regras e especificações, que abrangem desde as matérias-primas utilizadas na produção até à certificação do produto final”, esclareceu.

A ASAE garantiu que “continuará a manter um papel ativo dirigido à verificação das condições de comercialização de produtos de qualidade com DOP ou Indicação Geográfica Protegida (IGP)”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com