Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

As marcas da Inquisição na vida portuguesa em debate no Exploratório com José Pedro Paiva

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 04-10-2021

O ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks 2021 está de regresso ao Exploratório. Esta quarta-feira, 6 de outubro, às 18h30, o investigador José Pedro Paiva põe os pontos nos iii sobre as marcas da Inquisição na vida portuguesa 200 anos após a extinção do Santo Ofício. A entrada é livre, mas sujeita às medidas definidas pela Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 6 de outubro, entre as 18h30 e as 19h30, é dia de pôr os Pontos nos iii no programa de conversas com investigadores. A sessão de outubro do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra, com o investigador José Pedro Paiva.

Nesta comunicação, destinada a um público não académico, “traçar-se-á uma visão panorâmica da relevância da ação conjugada do Tribunal da Inquisição, dos bispos e dos confessores na conformação da vida religiosa, moral e cultural dos portugueses entre 1536 e 1745, dando especial atenção às estratégias de atuação inquisitórias. Vincar-se-á que alguns dos traços essenciais do Portugal Católico, que consentiram a preservação da unidade confessional do país, o que também foi estimulado pela monarquia, resultaram da congregação de esforços destas três instâncias”, refere o investigador, docente e coordenador científico do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a propósito do tema desta sessão Pontos nos iii.

PUBLICIDADE

publicidade

José Pedro Paiva, membro da Academia Portuguesa da História, foi diretor do Arquivo da Universidade e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coordena atualmente o projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia Religião, Administração e Justiça Eclesiástica no Império Português (1514-1750). Participou e coordenou diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, foi professor convidado na Universidade de S. Paulo e bolseiro da John Carter Brown Library e da Nederlanse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek. Com inúmeras obras publicadas, José Pedro Paiva coordenou cientificamente e foi autor em Portugaliae Monumenta Misericordiarum (Lisboa, 2002-2017, 10 vols), História da Diocese de Viseu (Viseu;Coimbra: 2016, 3 vols) e, recentemente, em colaboração com Carlos Fiolhais e José Eduardo Franco, História Global de Portugal (Lisboa, 2020).

Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com