Coimbra

ARSC promove encontro na área dos cuidados continuados integrados

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-11-2015

Representantes dos grupos de coordenação local do Plano de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência Microbiana (PPCIRA) das unidades de cuidados continuados integrados reuniram-se no dia 23 de novembro, em Coimbra, com o Grupo de Coordenação Regional do PPCIRA, coordenado pelo médico António Vieira, no âmbito da infeção ligada aos cuidados de saúde.

PUBLICIDADE

ars

Promovida pela Administração Regional de Saúde (ARSC), a reunião contou com forte representatividade das UCCI da região Centro e possibilitou traçar um diagnóstico sobre a realidade atual, tendo proporcionado a discussão interpares dos projetos que as unidades têm em curso para prevenir e controlar a infeção.

PUBLICIDADE

publicidade

Presente na reunião, o presidente da ARSC reforçou a continuada aposta na consolidação da rede de cuidados continuados, salientando contudo que não há qualidade em saúde sem segurança em saúde. “Quando apostamos nos CCI, gestores e clínicos têm de ter a noção da melhor segurança possível para os seus doentes e utentes”, frisou José Tereso, que apelou às boas práticas nas unidades, exemplificando com medidas simples, como, entre outras, a higienização da mãos e o uso de máscaras cirúrgicas nos doentes sintomáticos, que são de extrema importância na prevenção de infeções, a operacionalização dos próprios planos de contingência específicos.

Na próxima segunda-feira, 30 de novembro, terá lugar nova reunião do Grupo de Coordenação Regional do PPCIRA com responsáveis dos agrupamentos de centros de saúde, unidades locais de saúde e hospitais da região Centro.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE