Crimes

Arquivadas suspeitas de abuso sexual sobre pároco

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 01-11-2022

A suspensão do pároco de Massamá foi levantada depois de terem sido arquivadas as suspeitas de abuso sexual de menor investigadas pelo Ministério Público e pela hierarquia católica, informou hoje o Patriarcado de Lisboa.

PUBLICIDADE

A Comissão Diocesana de Proteção de Menores recebeu uma queixa sobre um possível caso de abuso sexual sobre menores, alegadamente cometido pelo pároco de Massamá, Sintra, segundo anunciara o Patriarcado de Lisboa, no passado dia 07 de outubro.

O sacerdote, de 64 anos, “suspendeu o exercício do ministério pastoral na comunidade que lhe estava confiada, aguardando o apuramento da verdade”, adiantou na altura o Patriarcado de Lisboa, salientando que o caso seguia “os seus trâmites e encontra-se em segredo de justiça no foro canónico, assim como no Ministério Público”.

PUBLICIDADE

Hoje, o Patriarcado dá conta que a acusação não foi provada, que a causa ficou concluída e “cessaram as medidas cautelares em vigor”.

E dá conta da notificação, “pelo Ministério Público, do arquivamento do processo relativo ao envio de mensagens WhatsApp” envolvendo o pároco.

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto ao processo canónico, o Patriarcado de Lisboa disse que continua “a aguardar instruções do Dicastério”.

“O Patriarcado de Lisboa renova o seu compromisso em tudo fazer para erradicar esta dramática realidade dos abusos de menores e está sempre disponível para colaborar com as autoridades competentes, tal como para acompanhar as vítimas que assim o desejarem”, prossegue a nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE