Coimbra

Arganil une-se por um Rally Mais Sustentável

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-05-2019
 
Se na estrada são os pilotos que controlam, fora dela o comando fica por conta de cada um de nós. E é por um rally mais amigo do ambiente e sustentável que Arganil se une e leva a cabo uma série de iniciativas que se propõem a minimizar o impacto ambiental da passagem do Vodafone Rally de Portugal pelo concelho, no dia 31.
 
À “boleia” da proatividade e da forte consciencialização ambiental das entidades da região e das associações do concelho de Arganil, o Município e o ACP – Automóvel Clube de Arganil, organizador da prova, conduzem três ações que apelam à redução da quantidade de resíduos, incentivam à reciclagem e promovem a limpeza das zonas espetáculo do troço.
 
Duas das iniciativas, como forma de consciencialização e prevenção,  decorrem no dia 30 à noite, durante o espetáculo de vídeo mapping na Antiga Cerâmica Arganilense, e no dia da prova, na sexta, 31 de maio, tanto no troço como no parque de assistência no Sub-Paço de Arganil. A terceira ação acontece após a passagem do rally pelo concelho, a 1 de junho.
 
Na sensibilização do público para a luta contra o plástico e prevenção de incêndios, em parceria com a Universidade de Coimbra e Associação Académica de Coimbra, jovens voluntários vão distribuir no dia da prova sacos para a recolha seletiva de resíduos e vão substitui-los sempre que necessário. De forma a reduzir o consumo de plástico, este programa de voluntariado prevê também a venda de copos reutilizáveis pelos bares/quiosques concessionados instalados nas Zonas Espetáculo.
 
Também em parceria com a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro vão estar instalados ecopontos para separação de plástico e metal (amarelo), vidro (verde), papel e cartão (azul) ao longo do troço, em especial nas zonas destinadas ao público. Após a prova, os resíduos recolhidos serão pesados e convertidos num valor monetário, que vai reverter para a APPACDM – Unidade de Arganil.
 
A terceira iniciativa acontece em parceria com a Associação Juvenil CUME, com os escuteiros e outras associações do concelho. O objetivo é que na Serra do Açor fique apenas “o rasto dos pneus”. Trata-se de uma campanha de limpeza nas zonas de espetáculo (Trash Tag Açor), no dia seguinte à passagem do Rally pelo concelho, 1 de junho. Esta ação insere-se também nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, assinalado no dia 5 de junho.
 
O município de Arganil está empenhado em contagiar os seus habitantes e visitantes com o espírito que faz de Arganil a Capital do Rally. Para além da zona técnica no Sub-Paço de Arganil, onde vai ser possível contactar mais de perto com os pilotos, o município promove também um espetáculo de vídeo mapping, histórico, imersivo e interativo, que fará uma viagem ao Rally de Portugal a partir de Arganil, a Capital do Rally.
 
O espetáculo com entrada livre tem lugar na fachada da Antiga Cerâmica Arganilense, no dia 30 de maio pelas 22h, com três sessões de cerca de 12 minutos, intervaladas com animação no Nicola Lounge.
 
O espetáculo tem como promotor o Município de Arganil, é organizado e produzido pela TAVOLANOSTRA Eventos Globais e patrocinado pela NICOLA Cafés.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE