Região

Arganil prepara-se para receber milhares de pessoas no Rali de Portugal

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 28-04-2023

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, garantiu hoje que o seu concelho está preparado para receber o Rali de Portugal e os “muitos milhares de pessoas” que irão assistir àquele evento desportivo.

PUBLICIDADE

“Está tudo preparado para recebermos, no nosso concelho, muitos milhares de pessoas, quer naquilo que tem a ver com as condições para assistir a esta grande prova, quer também naquilo que tem a ver com toda a logística inerente a um grande evento como este”, destacou.

Agendada para o dia 12 de maio, a classificativa de Arganil do Rali de Portugal está a ser preparada ao pormenor pelo município de Arganil, que espera uma enchente ao longo dos vertiginosos e míticos troços da Serra do Açor.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que estão a ser concluídas algumas intervenções, que foram necessário acautelar “na zona da prova e nos troços de terra batida”.

“Carecem sempre de alguma melhoria depois das consequências dos invernos e da deterioração que o inverno provoca nas estradas de terra batida”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Para ajudar os adeptos a planearem o grande dia do rali, esta autarquia do distrito de Coimbra criou um Guia do Espetador, que estará disponível em papel e em formato ‘online’.

Aqui poderão ser consultadas todas as informações necessárias para chegar, assistir e viver as grandes emoções deste desporto, contendo referência aos horários das passagens, localização e caminhos a seguir para chegar às zonas destinadas ao público, bem como os condicionamentos de trânsito e algumas curiosidades que “ajudam a contar a história desta mítica classificativa, que tornou a vila de Arganil mundialmente famosa a partir da década de 70 do século passado”.

Para receber o público em segurança, foram preparadas três Zonas de Espetáculo, “estrategicamente posicionadas”, para proporcionar aos adeptos da modalidade as melhores vistas e, ao contrário de edições anteriores, o acesso de carro a estas zonas será feito sem qualquer restrição de horário.

Será ainda possível estacionar mais próximo do troço, uma vez que “as estradas serão cortadas mais perto da zona da prova, libertando espaço ao longo da via”.

Os adeptos da modalidade poderão ainda contar com quiosques/bares concessionados nas zonas destinadas ao público, bem como ao longo do acesso ao troço.

À Lusa, Luís Paulo Costa evidenciou também o impacto positivo que o Rali de Portugal tem na economia do concelho de Arganil, bem como o efeito que tem nível da promoção do território.

“Tem efetivamente um retorno de longo prazo, na medida em que projeta o concelho, quer dentro, quer fora de portas, e também ao longo do ano. Permite contribuir para esta dinâmica do território, de atrair pessoas, tendo um efeito positivo sobre a nossa economia local, quer na restauração, quer na hotelaria”, concluiu.

O Rali de Portugal regressou a Arganil em 2019, depois de 18 anos de ausência da região Centro.

Desde a edição inaugural da prova, em 1967, Arganil destacou-se pela exigência e dureza dos troços, que foi palco de lutas memoráveis e duelos que se tornaram decisivos para o desfecho não apenas do Rali de Portugal, mas também do Campeonato Mundial de Ralis.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE