Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Carteira

Arganil é um “concelho amigo das famílias e das empresas”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-02-2019

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de IRC (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas), mantendo o que tem sido prática nos últimos anos.

PUBLICIDADE

 

Imagem ilustrativa

Contrariando a tendência nacional, Arganil é uma das 104 autarquias, entre as 308 do país, que opta por não aplicar o imposto municipal que incide sobre o lucro das empresas, aliviando a carga fiscal dos empresários do concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

“Manter a derrama nos 0% é uma das medidas que integra o pacto de benefícios fiscais previstas no Orçamento Municipal para 2019, “cujo propósito passa não só por incentivar e apoiar a atividade empresarial no concelho, visando atrair empreendedores e investimento, como por proporcionar uma maior estabilidade do orçamento familiar, contribuindo para o aumento do bem-estar e qualidade de vida dos nossos munícipes”, justifica a Câmara.

O Município destaca, além desta, outras  medidas municipais que concorrem para a afirmação de Arganil como um concelho verdadeiramente amigo das famílias.

PUBLICIDADE

A autarquia liderada por Luís Paulo Costa afirma que volta a aplicar, em 2019, a taxa de Imposto sobre Imóveis (IMI) mais reduzida do país (0,3%).

Paralelamente, Arganil aderiu ao IMI Familiar, que prevê a redução deste imposto mediante o número de dependentes: famílias com um filho têm uma dedução de 20 euros neste imposto; com dois dependentes, a redução passa a ser de 40 euros e com três ou mais filhos a redução ascende aos 70 euros.

Por outro lado, a autarquia de Arganil devolve 5% do IRS aos munícipes com residência fiscal no concelho, prescindindo integralmente do Imposto Sobre o Rendimento de Pessoas Singulares que o Estado Central transfere para os seus cofres.

“Uma medida que nos distingue como um dos 26 Municípios a nível nacional e o único do Distrito de Coimbra a abdicar dos 5% do IRS que a lei lhe atribui, defendendo convictamente o propósito de colocar as pessoas no centro das suas políticas e promover a competitividade do nosso concelho”, salienta.

No que considera ser uma “consciente política de responsabilidade social, o Município de Arganil garante os tarifários de água mais reduzidos do país, que têm em consideração a dimensão do agregado familiar, de modo a evitar penalizar as famílias com maior número de filhos. Políticas que justificam, sobremaneira, a distinção de Arganil como uma das Autarquias + Familiarmente Responsáveis do país, pelo observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis”.

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Arganil foi reconhecido pela capacidade interventiva e o contínuo empenho em fomentar não só a continuidade das práticas de apoio à família, como estimular a adoção de novas medidas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com