Cidade

Aquisição de oito autocarros elétricos para os SMTUC já tem visto para avançar

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 17-07-2018

O Tribunal de Contas concedeu o visto ao contrato assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, a 23 de março, para a aquisição de oito autocarros elétricos de transporte urbano de passageiros e oito carregadores de baterias à BYD Europe BV, que representa um investimento de 4.673.016,00 euros (IVA incluído). Agora a empresa tem um prazo de 9 meses para entregar os veículos e os respetivos carregadores.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra vai adquirir oito autocarros elétricos de transporte urbano de passageiros e oito carregadores de baterias à BYD Europe BV. Este é um investimento de 4.673.016,00 euros (IVA incluído), que vem renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental.

PUBLICIDADE

Este procedimento surgiu na sequência de uma candidatura da CMC ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que foi aprovada, na reunião de Câmara de 23 de janeiro de 2017, para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”.

Em julho de 2017, o presidente da CMC, Manuel Machado, assinou os “Termos de Aceitação das Decisões de Financiamento aprovadas”, numa cerimónia que decorreu no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

PUBLICIDADE

publicidade

A 8 de janeiro do presente ano, o executivo camarário aprovou a proposta de adjudicação, e a 19 de fevereiro passado, aprovou a minuta do contrato que foi assinado a 23 de março, tendo estado presente no ato o Diretor-gerente da Divisão Europeia de Vendas de Automóveis da BYD Europe BV, Isbrand Ho.

Agora que está concedido o visto pelo Tribunal de Contas, a empresa vencedora do procedimento irá fornecer os veículos elétricos e os respetivos carregadores de baterias num prazo de 9 meses.

Estes oito autocarros elétricos têm 12m de comprimento, o chassis será totalmente rebaixado e a bateria é de lítio/fosfato de ferro, com uma tensão de 512V e uma capacidade de 348kWh. A lotação total será superior a 80 pessoas.

Nas instalações dos SMTUC, situadas na Guarda Inglesa, será colocada uma rede de carregamento de autocarros standard com oito carregadores, para carregamento completo noturno. Note-se que, até à entrega do Relatório Final da operação, os SMUTC comprometem-se a abater um autocarro em fim de vida por cada autocarro elétrico recebido.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE