Coimbra

APIN: Penacova delibera sair de Empresa Intermunicipal

Rui Avelar | 4 anos atrás em 11-03-2020

A saída de Penacova da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN) foi deliberada, hoje, pela Assembleia Municipal (AM) penacovense.

PUBLICIDADE

A deliberação foi tomada mediante proposta do presidente da AM, Pedro Coimbra, líder distrital cessante do PS/Coimbra e deputado à Assembleia da República.

A reversão talvez signifique que os órgãos autárquicos penacovenses encaram a hipótese de equacionar para o Município uma alternativa que poderá passar por uma plataforma de entendimento com a actual empresa municipal Águas de Coimbra (AC), a cujo Conselho de Administração Pedro Coimbra presidiu antes de ingressar no Parlamento.

PUBLICIDADE

O cenário de a AC, exclusivamente pertencente à Câmara de Coimbra, vir a funcionar como plataforma vocacionada para servir, por exemplo, os municípios de Condeixa-a-Nova, Miranda do Corvo e Mealhada, em matéria de abastecimento de água ao domicílio e de saneamento, é uma hipótese em estudo.

Quanto a outros concelhos vizinhos do de Coimbra, Vila Nova de Poiares é membro da APIN, Cantanhede possui uma empresa municipal e Montemor-o-Velho aderiu a outra empresa intermunicipal em que tem como parceiros os municípios de Mira e Soure.

PUBLICIDADE

publicidade

Pedro Coimbra, que poderá ser o próximo candidato do PS à liderança da Câmara de Penacova, não tinha votado pela adesão do Município à APIN (de que são membros Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela e Vila Nova de Poiares).

Humberto Oliveira, líder cessante da Câmara penacovense, era o presidente da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, em cujo Conselho de Administração têm assento os municípios lousanense e penelense.

Segundo o presidente da Comissão Concelhia do PS/Penacova, Pedro Alpoim, “o passo” de Pedro Coimbra foi dado “em total coordenação” com Humberto Oliveira.

O deputado da CDU com assento na Assembleia Municipal de Penacova e os do PSD, um e outros autores de propostas com o mesmo alcance da apresentada por Pedro Coimbra, votaram favoravelmente a iniciativa do PS

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE