Cidade

António Pedro Pita aborda a obra de José António Franco

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-02-2017

A Câmara Municipal de Coimbra dá continuidade ao ciclo “O Primeiro Livro”, no dia 22 de fevereiro, às 18:00, na Casa da Escrita. O escritor visado na iniciativa é José António Franco, cuja obra será apresentada por António Pedro Pita (Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra).

PUBLICIDADE

unnamed (5)

A casa outrora habitada pelo poeta João José Cochofel recebe, assim, uma iniciativa que abordará, genericamente, a obra do conimbricense José António Franco, a partir da primeira publicação do escritor, “Véspera Tardia” (publicado em 1986, sob pseudónimo de António Simões).

PUBLICIDADE

“Véspera Tardia”é a aventura da palavra contra o acaso que decompõe o mundo em sílabas e espantos; a tensão que reorganiza a paisagem humana e a loucura do tempo em transgressão, revisitando a mitologia do absurdo adiado. No desafio da lógica das trevas, a voz tritura o mistério de todas as coisas no contexto impossível dos caminhos sem motivo nem orientação. A lucidez do sangue que amanhece para o encanto da procura.

José António Franco é professor de inglês aposentado.Poeta e ficcionista,dedica-se à didática da poesia, trabalhando essencialmente com crianças e jovens dos Ensinos Básico e Secundário com quem partilha o prazer de ouvir e dizer o poema.

PUBLICIDADE

publicidade

Possui textos dispersos em blogs, jornais e revistas nacionais, galegas e brasileiras.Realiza conferências e ações de formação para professores, educadores e bibliotecários. Em 2002 fundou “Os Jograis da Bonifrates”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE