Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

António Marques representa Coimbra nos Jogos Paralímpicos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 01-09-2016

O atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) António Marques parte já hoje (1 de setembro) para o Brasil, onde irá disputar pela sétima vez na sua carreira uns Jogos Paralímpicos.

PUBLICIDADE

160830_APCC_AntonioMarques_01

Antes disso, foi ontem recebido – juntamente com os restantes membros da comitiva portuguesa – pelo Presidente da República, no antigo Museu Nacional dos Coches.

PUBLICIDADE

publicidade

No Rio de Janeiro, António Marques participará na prova individual da categoria BC1 e na prova de equipas BC1/BC2 e defenderá um currículo invejável, que faz dele um dos três atletas mundiais de boccia com mais medalhas paralímpicas conquistadas (seis no total). Atual oitavo classificado do ranking mundial BC1, é ainda o praticante de boccia que há mais tempo compete em provas internacionais em todo o mundo.

Emílio Conceição, treinador da APCC e de António Marques, estará igualmente no Rio de Janeiro, ele que é também já um ‘veterano’ das grandes competições internacionais: participará pela sexta vez numa paralimpíada.

PUBLICIDADE

A participação nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro representa para António Marques um triunfo em si mesmo, por regressar à mais importante competição mundial depois da ausência em Londres 2012. Os primeiros jogos em que participou foram os de Seul 1988, tendo-se seguido Barcelona 1992, Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Na modalidade de boccia, conquistou uma medalha de prata individual e duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze por equipas. A todas estas junta-se ainda uma medalha de bronze em atletismo (lançamento de precisão), alcançada em Seul).

Para a APCC, as paralimpíadas do Rio serão o culminar de um grande ano desportivo, em que três atletas representaram Portugal em grandes competições continentais de três modalidades diferentes: além de António Marques nos Jogos Paralímpicos e no Campeonato do Mundo, José Costa participou no Campeonato da Europa de Natação Adaptada e Sandra Semedo na Taça do Mundo de Tricicleta.

O boccia foi introduzido em Portugal em 1983, durante um curso organizado pela APPC.Desde o ano seguinte que a Associação participa regularmente em competições nacionais de boccia, tendo conquistado mais de 30 títulos e contribuído com vários atletas para as seleções nacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com