Coimbra

António Costa destaca humanismo e dedicação de João Ataíde

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-02-2020

O primeiro-ministro, António Costa, considerou que o deputado socialista João Ataíde, que morreu hoje de madrugada em Coimbra, aos 61 anos, foi um homem dedicado à causa pública e ao serviço à comunidade, e um humanista.

PUBLICIDADE

Deputado socialista desde o início da presente legislatura, ex-secretário de Estado do Ambiente no primeiro Governo liderado por António Costa e ex-presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde morreu de doença súbita.

“O João Ataíde das Neves era um homem bom, dedicado à causa pública e ao serviço à comunidade. Um humanista que lutava incansavelmente pelos princípios em que acreditava, a bem de todos. Deixará uma profunda saudade”, escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

PUBLICIDADE

Antigo presidente da Câmara da Figueira da Foz, cargo que ocupou durante uma década, João Ataíde renunciou ao mandato em abril de 2019, para integrar o Governo como secretário de Estado do Ambiente.

Nas últimas eleições, foi candidato a deputado nas listas do PS pelo círculo de Coimbra, tendo sido eleito.

PUBLICIDADE

publicidade

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, pós-graduado em Direito do Setor Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, João Ataíde das Neves era juiz desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra, em licença sem vencimento desde que, em 2009, se candidatou à presidência da Câmara Municipal da Figueira da Foz, como independente, pelas listas do PS.

Reeleito por duas vezes para a presidência desse município do litoral do distrito de Coimbra, João Ataíde desempenhou ainda, entre 2014 e 2019, o cargo de presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra, a maior do país, que reúne 19 autarquias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE