António Arnaut enaltece ação social meritória da Associação Dignitude

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-01-2018

O advogado António Arnaut salientou hoje o trabalho desenvolvido pela Associação Dignitude, da qual é um dos fundadores, que, em menos de dois anos, implementou um programa de distribuição gratuita de medicamentos que já beneficiou 4.000 pessoas carenciadas.

PUBLICIDADE

arnaut

“A associação ainda não tem dois anos e já tem uma ação social muito meritória, cumprindo os objetivos a que se propôs, que era fornecer medicamentos às pessoas mais carenciadas, mediante um inquérito rigoroso, discreto, e servindo-se também da rede de farmácias e de outras instituições”, disse o responsável à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

António Arnaut, considerado o “pai” do Serviço Nacional de Saúde (SNS), por ter procedido à sua criação quando era ministro dos Assuntos Sociais, em 1979, salientou que “4.000 cidadãos no país, continente e ilhas são beneficiários da ação” da Dignitude, através do Programa Abem, rede solidária do medicamento, que “procura ajudar os que mais precisam”.

Trata-se do primeiro programa dinamizado pela Associação Dignitude, que tem sede em Coimbra e que pretende dar resposta aos problemas de acesso ao medicamento pelas pessoas mais carenciadas.

PUBLICIDADE

Segundo o advogado, o Estado Social “que ainda se está a construir não chega para todas as solicitações e, mesmo assim, é conveniente que também as pessoas possam desenvolver as suas qualidades de solidariedade”.

“Tudo isto se completa no sentido de tornar a sociedade menos injusta e o mundo menos selvagem, porque se é chocante as pessoas não terem dinheiro para comer, também é chocante não terem dinheiro para comprar os medicamentos para se tratarem”, sublinhou.

Salientando que a Associação Dignitude ainda está no “princípio da sua caminhada”, António Arnaut diz que é necessário o Programa Abem ir “muito mais longe do que os 4.000 beneficiários e chegar às pessoas a quem uma mão solidária é muito importante”.

Sobre o prémio cooperação e solidariedade António Sérgio, que a Associação Dignitude hoje recebeu em Coimbra, o antigo ministro dos Assuntos Sociais frisou que “é o reconhecimento público da função social da associação e um incentivo”.

“Porque nós, na nossa ação, não procuramos notoriedade, procuramos é ajudar pessoas que carecem dessa ajuda”.

A criação da Associação Dignitude, em novembro de 2015, foi promovida pela Associação Nacional de Farmácias, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Cáritas e Plataforma Saúde em Diálogo e resulta de várias parcerias instituídas com entidades a nível local, autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras instituições da área social.

Além de António Arnaut, o general Ramalho Eanes e a antiga ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, são embaixadores da associação os farmacêuticos Odette Ferreira, Francisco Carvalho Guerra, João Gonçalves da Silveira e João Cordeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE