Cidade

António Arnaut dá nome a auditório de escolas de saúde e enfermagem

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-01-2017

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vão homenagear o fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut, por ocasião do seu aniversário, dia 28 de janeiro.

PUBLICIDADE

arnaut

Na cerimónia, que tem início às 11:30, será descerrada uma placa com a atribuição do nome António Arnaut ao  auditório partilhado pelas duas escolas. No evento, António Arnaut proferirá uma conferência, com o tema “Estado de Direito e Serviço Nacional de Saúde”.

PUBLICIDADE

O “papel fundamental de António Arnaut na criação do Serviço Nacional de Saúde e a importância deste para a melhoria e salvaguarda dos cuidados de saúde dos portugueses são os fundamentos para esta homenagem, feita por duas escolas que formam profissionais de saúde em diferentes competências”.

Para o presidente da ESTeSC, Jorge Conde, trata-se de “uma justa e singela homenagem ao Dr. António Arnaut que, com a força das suas convicções, fundou o SNS, dando resposta aos problemas de desigualdade e injustiça social vividos pela população que não tinha acesso a cuidados de saúde”, realçando “os bons resultados obtidos nos últimos 30 anos, desde a redução da mortalidade infantil ao aumento da esperança de vida”.

PUBLICIDADE

Para Jorge Conde, o trabalho desenvolvido por António Arnaut “é uma inspiração para alunos e diplomados da ESTeSC que procuram prestar um serviço diferenciado e de qualidade à população”, afirma.

Para Maria da Conceição Bento, Presidente da ESEnfC, António Arnaut “deu um valioso contributo para a construção da Escola que hoje somos”, ao ter integrado, em 2008, a Comissão Estatutária que elaborou os atuais estatutos da Escola, na sequência da entrada em vigor do novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro) que veio alterar a organização de universidades e politécnicos.

“Com este ato simbólico, queremos garantir que o nome de António Arnaut e a sua obra ficam inscritos na memória futura das muitas gerações que se formarão nas nossas Escolas, quer como Técnicos Superiores de Saúde, quer como Enfermeiros, permitindo-lhes aprender com a sua história de vida. Aprender, não apenas que foi o fundador do Serviço Nacional de Saúde, mas principalmente os grandes valores que nortearam toda a sua vida e que serão sempre indispensáveis à manutenção, desenvolvimento e consolidação do SNS, onde muitos deles, é essa a nossa esperança, virão um dia a trabalhar: a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a justiça, a par da verdade, da honra, do mérito, da responsabilidade, do progresso e da fraternidade”, conclui Maria da Conceição Bento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE