Coimbra

Antigos prédios militares na Figueira da Foz vão ter obras para arrendamento acessíve

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 25-11-2019

Dois antigos blocos de apartamentos localizados no centro urbano da Figueira da Foz, que se destinavam ao alojamento de militares e que estão devolutos há mais de uma década, vão ser reabilitados para arrendamento acessível, foi hoje divulgado.

PUBLICIDADE

Os dois prédios, com seis pisos cada e um total de 24 apartamentos, localizam-se em zona residencial, na avenida Joaquim de Carvalho, junto ao parque das Abadias e defronte das instalações da Divisão Policial da PSP, localizadas num antigo quartel.

PUBLICIDADE

Foram construídos em meados da década de 1980, mas encontram-se devolutos há vários anos, com os pisos térreos emparedados, já depois de terem sido vandalizados.

Hoje, na reunião da autarquia, a vice-presidente, Ana Carvalho, anunciou que os dois blocos de apartamentos “estão num fundo do Estado” e, até final de 2020, irão sofrer obras de reabilitação.

PUBLICIDADE

publicidade

“Vão por frações a arrendar, com renda acessível, virada para a classe média. Não é habitação social, serão praticados preços 10 a 20% abaixo do preço de mercado”, disse Ana Carvalho.

Já o presidente da autarquia, Carlos Monteiro, disse acreditar que no início de 2021 os blocos de apartamentos “já estarão reabilitados e a ser habitados”.

De acordo com informações recolhidas pela Lusa, os prédios em causa estão na Fundiestamo – empresa do grupo estatal Parpública para a atividade de gestão de fundos de investimento imobiliário – que, por sua vez, gere o Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE), criado pelo Governo em 2016.

Segundo a página internet da Fundiestamo, o FNRE “tem como principal objetivo o desenvolvimento e a concretização de projetos de reabilitação de imóveis para a promoção do arrendamento, em especial o habitacional, tendo em vista a regeneração urbana e o repovoamento dos centros urbanos”.

O fundo em causa pretende alcançar “numa perspetiva de médio e longo prazo uma valorização crescente do investimento”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE