Cidade

Antigo Teatro Sousa Bastos vai ser requalificado para ter habitação e espaço cultural. Finalmente!

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 10-01-2020

Antigo Teatro Sousa Bastos vai ser requalificado para ter habitação e espaço cultural

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de deferimento do pedido de licenciamento de obras de reabilitação e a uma proposta de minuta de protocolo com a EICLIS – Empreendimentos Imobiliários para que avance a operação urbanística no antigo Teatro Sousa Bastos, situado na Alta da cidade. Este investimento privado – que ronda os dois milhões de euros – prevê a cedência à autarquia de uma área de 724,30 m2 para a criação de espaço cultural nesta zona Património Mundial da UNESCO.

O antigo Teatro Sousa Bastos, edifício situado na Alta da cidade, no número 26 da Rua Joaquim António de Aguiar, e que há décadas se apresenta em estado de ruína, vai ser alvo de uma operação urbanística que visa a construção de 32 fogos (30 T0 e dois T1) numa área de 1855.70 m2.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a proposta de minuta de protocolo, este investimento privado prevê a cedência à CM Coimbra, para o domínio privado municipal, de uma área com 724,30 m2, avaliada em 296.067,80 euros, para a dinamização cultural da Alta da cidade.

No âmbito da realização desta operação urbanística, é também cedida ao domínio público municipal uma área de 70 m2, avaliada em 32.252 euros, destinada ao percurso pedonal de ligação das Escadas de São Cristóvão ao Beco de São Cristóvão.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra considera, pode ler-se numa proposta aprovada na reunião do executivo municipal de 7 de agosto de 2017, aquando da deliberação sobre o projeto de arquitetura, que a recuperação deste edifício representa não só a preservação da memória e imagem visual desta zona da Alta da cidade, como constitui, pelos usos propostos, um contributo positivo para a dinamização da reabilitação, com o objetivo de (re)habitar o Centro Histórico da cidade, contribuindo, também, para a dinamização cultural da ARU (Área de Reabilitação Urbana) Coimbra Alta

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE