Coimbra

Ansião e Pedrogão Grande recebem “Os Músicos de Bremen”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 27-03-2019

 

PUBLICIDADE

Ansião e Pedrógão Grande são a primeiras paragens do espetáculo “Os Músicos de Bremen”, que integra o ciclo de concertos didáticos protagonizado pelo WindDidaticQuintet, no âmbito da 37.ª edição do Festival Música em Leiria (FML).

PUBLICIDADE

Na  sexta-feira, dia 29 de março, às 10h30, no Centro Cultural de Ansião, e às 15h00, na Casa Municipal da Cultura de Pedrogão Grande, estreiam os primeiros de cinco espetáculos de entrada gratuita que irão percorrer o norte do distrito de Leiria, com paragens também em Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Alvaiázere.

Inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm, o grupo WindDidaticQuintet irá apresentar a sua versão da obra, contada por uma flauta transversal, um oboé, um clarinete, um fagote e uma trompa, num espetáculo narrado por Nádia Gomes, professora do Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes (OLCA). O espetáculo é especialmente direcionado a jovens em idade escolar, devido à sua forte componente didática e à valorização do papel das artes no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa faz parte da vertente formativa do FML, que tem como objetivo fomentar a criação de novos públicos, através da orientação de crianças e jovens na sua audição e educação musical, consciencializando-os para a importância das artes e da música em particular na sociedade, explorando emoções e sensações com a apresentação de obras musicais de referência. O ciclo de concertos didáticos pretende ainda contribuir para alargar as fronteiras territoriais do Festival que, pela primeira vez, vai aos 10 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

Escrito em 1812 pelos irmãos Grimm, o conto “Os Músicos de Bremen” dá a conhecer a história de um burro, um cão, um gato e um galo que, por estarem velhos e sem utilidade, são maltratados pelos seus donos, mas juntos descobrem uma forma de serem felizes. O WindDidaticQuintet irá apresentar este conto partindo da música de Gary Friedman, num espetáculo narrado e protagonizado pelo quinteto de sopros, que será responsável por elevar este maravilhoso conto a outra dimensão e proporcionar aos espectadores uma vivência do conto marcada pela melodia, pela cadência e pelo ritmo musical.

De 23 de março a 25 de abril, naquela que será a sua edição mais ampla de sempre, o FML leva 15 espetáculos (10 de entrada gratuita) de música clássica, bossa nova, jazz e dança a 10 concelhos do distrito: Leiria, Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Ansião, Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. Mário Laginha e Pedro Burmerster, PaGAGnini, Plataforma Displaced, Ivan Lins, Luís Figueiredo, André Gaio Pereira, Francisco Sasseti, Danças Ocultas ou Trio Pangea, estão entre os grupos e artistas que marcam presença na sua 37.ª edição.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE