Coimbra

Annual Meeting ESTeSC promove debate politico-científico na área da saúde

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-04-2019

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) promove, sexta-feira e sábado, o Annual Meeting 2019 – um congresso que, pela primeira vez na história da instituição, aliará o debate político-profissional à discussão científica.

PUBLICIDADE

Mais de três de dezenas de especialistas na área da saúde são chamados a intervir no evento, com o tema geral “Cuidados de Saúde Primários: desafios e oportunidades”. A estes, juntam-se 219 investigadores – que apresentarão os seus projetos na forma de comunicação oral ou poster – e cerca de 500 participantes.

PUBLICIDADE

Queremos lançar uma “reflexão multidisciplinar” sobre o papel das tecnologias da saúde nos cuidados de saúde primários, explica o presidente da ESTeSC, João José Joaquim, lembrando que muitas destas profissões – lecionadas na ESTeSC – “intervêm a um nível precoce”, mas há ainda “falta de debate e comunicação interprofissional”.

O congresso arranca com a conferência “Saúde pública e Cuidados de Saúde Primários” – conduzida por Conceição Almeida, da Direção-Geral da Saúde – que dará o mote para os painéis de discussão que se seguem. O papel das instituições do ensino superior enquanto parceiras dos Cuidados de Saúde Primários, Combate às Epidemias, Saúde Mental, Saúde Escolar e Envelhecimento Ativo são alguns dos temas em discussão no primeiro dia de trabalhos, que conta com as intervenções, entre outros, de Fernando Almeida (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge), João Pimentel (Administração Regional de saúde do Centro), Melina Willems (Artevelde University College), João Breda (Organização Mundial da Saúde) e Maria João Quintela (Direção-Geral da Saúde).

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado, o debate é alargado ao sector político, numa sessão que junta representantes dos grupos parlamentares do PS, PSD, PCP e Bloco de Esquerda (João Gouveia, Ricardo Batista Leite, Carla Cruz e António Rodrigues, respetivamente). Antes, o coordenador Nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde na área dos Cuidados de Saúde Primários, Henrique Botelho, profere e conferência “Reforma dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal”.

Destaque ainda para o painel de encerramento do congresso, com o tema “Organização e intervenção dos Cuidados de Saúde Primários em cenários de catástrofe”, que conta com a participação de Francisco George (Cruz Vermelha Portuguesa), Sofia Núncio (Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge) e Carlos Luís Tavares (Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Coimbra).

Lançado em 2013, o Annual Meeting é organizado por docentes, funcionários não docentes e estudantes da ESTeSC. A edição de 2019 é coordenada Carla Matos Silva e Jorge Balteiro, docentes do departamento de Audiologia e Farmácia da instituição. Além de integrar, pela primeira vez, o sector político no debate, o Annual Meeting 2019 acarreta ainda uma novidade para os investigadores: os resumos dos trabalhos apresentados no congresso serão publicados na revista European Journal of Public Health.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE