Aniversário nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro é comemorado em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-04-2018

Na manhã de 4 de abril, quarta-feira, assinala-se o 77.º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) com uma Cerimónia Comemorativa que vai decorrer na Sala Almedina do Convento São Francisco, em Coimbra.

PUBLICIDADE

cancro_celulas-720x446

A LPCC, fundada a 4 de abril de 1941, é a referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia.

PUBLICIDADE

publicidade

A cerimónia de abertura, marcada para as 10h00, começa com uma intervenção de Carlos Freire de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que abordará os 50 anos desta entidade que estão a ser comemorados ao longo de 2018; Vítor Veloso, presidente da LPCC, e João Pedro Pimentel, Diretor do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro.

Durante a sessão, além da apresentação pública dos bolseiros a quem foram atribuídas as Bolsas LPCC 2017/2018, com destaque para a comunicação de Mafalda Laranjo, com resultados do projeto de investigação sobre “Terapêutica Fotodinâmica no cancro”, será feita a apresentação pública do total investido pela LPCC em Bolsas entre 2013 e 2017.

PUBLICIDADE

O presidente da LPCC, Vitor Veloso, anunciará nesta data a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva, na presença do seu patrono, e na ocasião explicará o âmbito e funcionamento deste prémio. O antigo Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian proferirá uma conferência intitulada «Desafios para o 3.º setor na construção de uma sociedade mais justa”.

A Cerimónia Comemorativa do 77.º Aniversário da LPCC termina com a atuação do Coro ao Centro, grupo coral constituído por cerca de 20 elementos que nasceu no espaço do Centro de Voluntariado Ocupacional e cresceu até integrar doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE