Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Anciãos em guerra por causa de Santo António dos Olivais!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-03-2017

“Velhos são os trapos” é “uma cena que não assiste” aos “octogenários” Manuel de Oliveira Francisco Andrade.

PUBLICIDADE

olivais

O primeiro é presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. O segundo é o anterior presidente da autarquia olivanense. Ambos são militantes do PSD, partido em nome do qual ganharam a junta e pelo qual querem voltar a concorrer.

PUBLICIDADE

publicidade

manuel oliveira

No dia 1 de novembro, num jantar do Rotary Club de Coimbra – Olivais, Manuel de Oliveira afirmou que Junta de Freguesia tem uma situação financeira equilibrada e revelou que está a achar o seu trabalho apaixonante, pelo que tenciona recandidatar-se nas próximas eleições autárquicas.

PUBLICIDADE

1970862_714785615209558_1066094989_n

Um mês depois, a 1 de dezembro, Francisco Andrade avisava “AOS MEUS AMIGOS E AOS AMIGOS DA FREGUESIA DE SANTO ANTÓNIO DOS OLIVAIS. VOU CANDIDATAR-ME A PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA. EM BREVE DIREI O RESTO..”

De post em post, Francisco Andrade ia revelando a sua táctica. Pressionava o PSD. O jogo era aberto. Ou ia pelo PSD. Ou por quem o convidasse.  Não se conforma por ser o único “Presidente de junta de Freguesia do Concelho de Coimbra que foi afastado pela Lei dos mandatos e não pelo voto do povo”

No dia 7 de fevereiro, Francisco Andrade volta ao ataque: ” A minha vontade em recandidatar-me foi crescendo até se tornar irreversível”. Revela que em Outubro tinha falado com a Distrital do PSD, que lhe disse que ainda era cedo. “De forma clara informei-os que se por acaso o meu nome não fosse o mais indicado para eles ( o que seria de aceitar sem qualquer azedume) eu concorreria como Independente… Concorrendo pela Partido ou Coligação, como o fiz nos mandatos em que estive na Junta de Freguesia, ou como Independente, a minha camisola será a da Freguesia”, adiantava o ex-treinador. 

Francisco Andrade regressa a 11 de fevereiro: Como homem de palavra que sempre fui, irei tomar a decisão da forma como irei concorrer a Presidente da Junta de Freguesia, na próxima semana

15 de fevereiro, Francisco Andrade volta entrar em campo: Um favor que vos peço. Por motivos pessoais só no domingo direi o que prometi dizer neste fim de semana. Não é falhar à palavra dada, mas simplesmente o querer ser concreto e verdadeiro e não o poder fazer, pois caso o fizesse já, quebraria o meu sentido de responsabilidade e solidariedade. Fique no entanto esta certeza… Já nada pode impedir que eu concorra a Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Conto com todos vós, sejam do Partido A,B OU C, ou simplesmente cidadãos independentes.

Em 18 de fevereiro, volta  à carga, não vá alguém esquecer: Confirmo a minha intenção de ser candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.

No dia 21, quando ainda não se sabia se Manuel Oliveira ia ser condenado por corrupção com pena suspensa, o que aconteceu no dia 22, Francisco Andrade pede “Vou pedir que me deixem cumprir a palavra na próxima quinta-feira à noite.

Novo dia, novo post. É quinta-feira. Francisco Andrade não cumpre a promessa, mas anuncia, de forma enigmática: SÁBADO ÀS 15 H. ESTAREI NO LARGO DOS OLIVAIS.

No dia 25 anuncia a sua vitória. Nem sequer espera pelo que Jaime Ramos envie, como fez com os outros candidatos, a informação para a imprensa. Diz Francisco Andrade que “Conforme combinado tirei a foto no Largo dos Olivais, juntamente com o dr. Jaime Ramos (candidato a presidente da C.M.C.) presidente da concelhia, presidente dos TSD, vice-presidente do CDS, o que oficializa a minha candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais.”

Resumindo: Jaime Ramos apoia Francisco Andrade, que também recebe o apoio de Paulo Leitão, o Presidente da concelhia social democrata, também ele condenado a uma pena de multa por abuso de poder.Temos então no terreno dois candidatos do PSD!

Segundo fontes conhecedoras do processo, Manuel Oliveira não perdoa esta traição de Paulo Leitão (o seu sucessor na concelhia) pelo que, se o PSD escolher Francisco Andrade, o actual presidente da junta poderá ser candidato independente… na lista de José Manuel Silva!

Por outro lado, pessoas próximas do Leitão e Oliveira querem exigir que o nome de Andrade vá a votos, pedindo mesmo que a votação seja feita em urna.

Companheiros de muitas jornadas de Manuel lamentam ainda que Jaime, Paulo e Francisco não tenham esperado mais uns dias para “irem provocar para a frente da junta”. Podiam ter esperado mais uma semana. A “condenação abalou muito” Oliveira, recordam, antes de acrescentarem que o antigo administrador dos SMTUC deverá recorrer do acórdão.

Quem se podia estar a rir com todo este processo seria o PS, mas, por enquanto, não tem muitas razões para isso, pois a estrutura local não tem sido muito bem sucedida nos convites que tem andado a fazer para apresentar candidatura à maior freguesia de Coimbra.

Com cerca de 65 mil habitantes e mais de 19 quilómetros quadrados de área, esta freguesia é a maior do distrito de Coimbra, uma das maiores do País e das mais heterogéneas de Portugal, englobando uma vasta área urbana e uma extensa superfície rural.

Criada há 160 anos, no seu território situam-se algumas das mais importantes estruturas da Região, como o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e o Estádio Cidade de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com