Coimbra

Anadienses querem Cidade Europeia do Desporto em 2020

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-05-2018

A população de Anadia, e não só, correspondeu com entusiasmo ao apelo da Câmara Municipal de Anadia para estar presente no “Manifesto de Apoio” à Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020, um evento promovido pela autarquia na manhã do passado domingo, dia 6 de maio.

PUBLICIDADE

O evento contou com a presença de alguns dos grandes nomes do desporto nacional, nomeadamente Aurora Cunha (atletismo), João Rôlo (motociclismo), Orlando Simões, João Janeiro e Ana Catarina Neves (basquetebol), Inês Spínola e Rui Rodrigues (rugby), Simão Neves (squash), e Sandra Semedo (paraciclismo), que integram, simultaneamente, o grupo de embaixadores desta candidatura.

PUBLICIDADE

publicidade

O “Manifesto de Apoio” mobilizou pessoas de todas as idades, muitas delas ligadas a associações socioculturais e desportivas do concelho, que participaram nas diversas atividades do programa.

A concentração, marcada para as 9h30, no Complexo Desportivo de Anadia, frente ao Pavilhão de Desportos, foi o momento ideal para o reencontro de amigos, o contacto com os embaixadores, e as fotos da praxe, após o que todos se encaminharam para o Estádio Municipal, cujo relvado foi palco para a formação do logótipo humano da candidatura.

PUBLICIDADE

Seguiu-se uma caminhada até ao centro da cidade, onde a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e o vereador com o pelouro do desporto, Jorge Sampaio, dirigiram algumas palavras a todos os presentes.

Foi, depois, dado a conhecer o hino da candidatura, cantado em uníssono, numa demonstração de apoio a esta causa. No final, e após o regresso ao Complexo Desportivo, foi ainda apresentada uma coreografia alusiva à candidatura.

 

Na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se orgulhosa pelo número de anadienses que voluntariamente quiseram dar o seu apoio à candidatura, de forma “tão entusiasta e expressiva, demonstrando o enorme sentido de comunidade unida e empenhada em prol de causas e projetos que tanto elevam, dignificam e prestigiam a nossa terra”.

Maria Teresa Cardoso aproveitou para explicar que “a candidatura assenta em seis linhas orientadoras, que são ao mesmo tempo as razões que levaram o Município de Anadia a avançar para este desafio”, nomeadamente “reforçar a dimensão nacional e internacional de Anadia e da região; colocar na agenda política o debate sobre o Desporto; aumentar a participação desportiva e a qualidade de vida da população; melhorar a oferta desportiva e as condições da prática desportiva; mobilizar a comunidade em volta de um objetivo comum; e criar impacto económico e social no concelho e na Região”. O grande desiderato desta candidatura será, em última análise, “a criação de um projeto desportivo o mais abrangente possível”, frisou.

Assumida pelo Município de Anadia, a candidatura viu já o seu interesse reconhecido à escala regional, pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e pelo Turismo do Centro, sendo, aliás, a única candidatura apresentada por um município da Região Centro. Recorde-se que a primeira etapa do procedimento aconteceu em fevereiro de 2017, com a submissão, pelo Município de Anadia, da carta de intenção, em que Anadia se apresentou como candidata a Cidade Europeia do Desporto em 2020, condição que já foi aceite pela organização. O processo de candidatura está a decorrer e terá de ser entregue até novembro de 2018.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE