Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Anadia inaugura pistas de BMX e XCO

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-07-2019

O presidente da União Ciclista Internacional (UCI), David Lappartient, anunciou na inauguração da pista de BMX de Sangalhos, no passado dia 4 de julho, que o Comité Diretor daquele organismo decidiu atribuir ao Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia o estatuto de Centro Continental do Centro Mundial de Ciclismo da UCI. Trata-se do único centro no continente europeu. 

PUBLICIDADE

Para além da abertura oficial deste equipamento foram ainda inaugurados o Centro de Avaliação e Controlo de Treino, localizado no edifício da pista de BMX, em Sangalhos, e a pista de Cross Coutry Olímpico – XCO, na Curia, Tamengos.

PUBLICIDADE

publicidade

O responsável máximo do ciclismo internacional teceu ainda algumas considerações sobre a qualidade dos equipamentos existentes no CAR, considerando que “permite aos jovens, nacionais e de outras nacionalidades, praticar e desenvolver o ciclismo de alta competição e de excelência”.

Deixou ainda uma palavra de apreço ao Município de Anadia pelo investimento efetuado para o desenvolvimento e engrandecimento desta modalidade.

PUBLICIDADE

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, afirmou que Anadia ser considerado um centro satélite do Centro Mundial da UCI “é o maior reconhecimento que podemos ter depois destes anos em que investimos a sério nesta modalidade”, sublinhando ainda que “é um reconhecimento, não só para a Câmara, mas para toda a comunidade do concelho, da região e, obviamente do país”. 

Maria Teresa Cardoso anunciou que 2020 vai ser “o ano da mudança de paradigma no desporto concelhio”, que irá procurar reforçar a concretização do princípio do “desporto para todos”. Está prevista uma ampliação gradual do leque de modalidades passíveis de serem realizadas no concelho, desde a formação à realização de competições. 

Aproveitando a presença do Secretário de Estado do Desporto solicitou “uma maior atenção” para as infraestruturas agora inauguradas, tanto na Curia como em Sangalhos, “onde existe ainda muito a fazer”, salientando que estes equipamentos “têm capacidade para dar resposta e criar um efetivo centro de investigação para o desporto de alto rendimento”.

O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, frisou que, com a atribuição deste estatuto ao CAR de Anadia, “Portugal entra, definitivamente no centro do ciclismo mundial, assumindo assim o que é a nova filosofia do ciclismo, cada vez mais internacional, mais olímpico, evoluído, exigente e ético”.

O responsável do ciclismo nacional deixou ainda um repto ao Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, para que “reforce o financiamento” para estas duas novas variantes (BMX e XCO).

O secretário de estado do Desporto, João Paulo Rebelo, referiu que hoje é um dia muito especial, não só para Anadia, mas também para o Governo e, em particular para o secretário de Estado do Desporto. “O que está aqui a acontecer deve-se muito ao investimento que a Câmara Municipal de Anadia tem feito na modalidade, ao longo destes últimos anos”.

Quanto aos reptos lançados pelo Municipio e pela FPC, João Paulo Rebelo, realçou que “o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) encontrará, certamente os recursos financeiros necessários para apoiar estes equipamentos”.

A pista de BMX encontra-se localizada, junto ao CAR/Velódromo Nacional, em Sangalhos, sendo a única, na Península Ibérica, com caraterísticas olímpicas, estando apta para acolher a realização de grandes eventos internacionais, como Campeonatos do Mundo e da Europa, assim como estágios de diferentes seleções nacionais e internacionais. 

A pista de Cross Country Olímpico – XCO está localizada na Curia, nos antigos terrenos do “Parque de Campismo”, e funciona como uma extensão do CAR/Velódromo Nacional. A natureza aberta do XCO atrai jovens praticantes, desde a idade do primeiro ciclo, pelo que a pista está dotada de condições para o desenvolvimento do ciclismo de iniciação (formação).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com