Coimbra

Anadia firma protocolo para reduzir pegada ecológica

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-12-2019

O Município de Anadia acaba de dar mais um importante passo para a sustentabilidade ambiental, tendo para o efeito assinado, no passado dia 25 de novembro, em Aveiro, com a Associação Zero, o protocolo para a implementação do projeto “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, em parceria com a Universidade de Aveiro. 

PUBLICIDADE

Este programa, que será desenvolvido no âmbito da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, tem como objetivo avaliar e monitorizar os municípios que estão a trabalhar para mitigar os riscos das alterações climáticas.

De referir que este é mais um investimento Municipal, a juntar aos vários projetos que estão a ser dinamizados na vertente ambiental, com o intuito de reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono), contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável do Município.

PUBLICIDADE

Com a duração de dois anos, o projeto vai avaliar a “Pegada Ecológica” (PE) no Município de Anadia, decorrendo em duas fases distintas. 

No primeiro ano será feita a avaliação da “Pegada Ecológica” e da biocapacidade do Município. Os resultados serão fornecidos através da obtenção de informação, por tipo de uso do solo, no sentido de saber a pressão exercida sobre os ecossistemas por parte dos residentes no concelho e ainda sobre as atividades diárias de consumo que contribuem com maior incidência para a PE do Município, tornando possível identificar “hotspots” para a sua mitigação e redução. 

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto aos resultados da biocapacidade do Município, estes fornecerão informação acerca da contribuição local em termos de capital natural e poderão ser usados para informar políticas de planeamento local.

No segundo ano, será desenvolvida a calculadora da PE on-line, a qual irá permitir aos munícipes calcular a sua própria “Pegada Ecológica” e perceber a dimensão do seu impacto no território e, dessa forma, consciencializar-se sobre os múltiplos impactos humanos no ambiente.

Para a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, “este é mais um passo que o Município dá no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental”, sublinhando que “o projeto irá permitir o diagnóstico e delinear uma estratégia de medidas para mitigar os efeitos nefastos sobre o ambiente”.

Este projeto irá constituir uma importante ferramenta de avaliação e monitorização para o Município de Anadia que está a trabalhar para mitigar os riscos e para se adaptar às alterações climáticas, sendo disso exemplo o trabalho que está a ser desenvolvido para a elaboração do Plano Municipal para a Energia Sustentável e Clima, decorrente da recente adesão de Anadia ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE