Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Anadia cria rede de transporte de passageiros

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 30-07-2017

A Câmara Municipal de Anadia aprovou por unanimidade, na sua última reunião de executivo, a criação de uma rede de transporte de passageiros no concelho. O projeto vai arrancar no próximo mês de setembro com dois circuitos distintos, e o investimento inicial será de cerca de 75 mil euros.

PUBLICIDADE

anadia

O Circuito Semanal contempla circuitos mais longos, que farão a cobertura integral do concelho, uma vez por semana para cada zona do concelho. Este circuito contempla paragens fixas regulares e paragens flexíveis nas localidades menos povoadas, mediante marcação prévia do munícipe. A hora prevista de chegada a Anadia será às 9h30, estimando-se em cerca de 45 minutos a duração da viagem, podendo este tempo ser excedido, caso inclua paragens flexíveis. Este circuito prevê dois horários de regresso, com horário de saída de Anadia às 13h00 e às 16h10.

PUBLICIDADE

publicidade

O Circuito Urbano de Anadia realizará, diariamente, a cobertura da zona urbana da cidade, passando por alguns pontos onde a afluência é maior, e efetuando, ainda, a ligação à rede ferroviária nas estações ferroviárias da Curia e de Mogofores. O circuito será feito cinco vezes por dia.

Quanto aos bilhetes, o preço será de um euro para o primeiro circuito e de 50 cêntimos para o segundo, tendo sido fixado um desconto de 50 por cento para os titulares do cartão Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os montantes resultantes da venda dos bilhetes e da publicidade reverterão para o Município.

PUBLICIDADE

A criação desta rede visa a promoção de uma mobilidade sustentável que contribua para minorar o isolamento da população mais idosa, e que se constitua como potencializadora de uma mudança de hábitos dos habitantes e de uma redução da poluição e dos gastos energéticos. É ainda pretensão da autarquia organizar uma boa rede de transportes com deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, considera que “a existência de uma rede de transportes públicos adequada às reais necessidades dos respetivos utilizadores constitui uma condição essencial à garantia do desenvolvimento económico e do bem-estar das populações”.

Circulação semanal

2.ª feira: Boialvo, Candieira, São Pedro, Avelãs de Cima, Pereiro, Avelãs de Caminho, São João da Azenha, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro Saúde). Paragens flexíveis – Vidoeiro, Figueira, Pardeeiro, Ferreirinhos, Corgo de Baixo, Canelas, Chãs, Mata de Baixo e Coito.

3.ª feira: Escoural, Amieiro, Junqueira, Vale da Mó, Vale de Boi, Ferreiros, Moita e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vale de Avim, Fontemanha, Quintela, Saide e Saidinho.

4.ª feira: Vila Nova de Monsarros, Grada, Aguim, Tamengos, Mata, Curia, Póvoa do Pereiro e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Poço, Além do Rio, Parada, Algeriz, Monsarros e Horta.

5.ª feira: Paredes do Bairro, Ancas, Cabeço, Amoreira da Gândara, Póvoa do Mato, Fogueira, Casaínho, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vendas de Samel, Bemposta, Levira, Relvada, Portouro, Ribeiro de Sangalhos, Cabana, Grou e Madureira.

6.ª feira: Poutena, Torres, Vilarinho do Bairro, Melada, Banhos, Lameirinhas, Pedralva, S. Lourenço do Bairro, Óis do Bairro, Outeiro de Baixo, Outeiro de Cima, Espairo e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Ribafornos, Azenha, Couvelha e Pedreira de Vilarinho.

Circuito Urbano

Centro de Saúde / Museu do Vinho Bairrada, Câmara Municipal / Loja do Cidadão, Hospital/Lar, Lidl, Continente, Minipreço, Malaposta, Famalicão, Arcos, Bombeiros, Pingo Doce, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal /Centro Escolar de Arcos, Complexo Desportivo / Cineteatro, Curia, Estação da CP Curia, Complexo Desportivo / Cineteatro, Póvoa do Pereiro, Câmara Municipal / Loja do Cidadão, Tribunal, Lidl, Estação da CP Mogofores, Continente, Minipreço, Malaposta, Famalicão, Arcos, Bombeiros, Pingo Doce, Mercado Municipal e Centro de Saúde / Museu do Vinho Bairrada.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com